Procure meus artigos por palavra-chave

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Supere o desânimo antes que ele supere você.


(Chafic Jbeili)

Pare de fazer planos para o seu dia a dia e comece a escrever o script da sua vida. Trate de incluir não apenas um final feliz, mas também um "meio" feliz nessa história. Seu dia a dia é o reflexo daquilo que você espera de toda sua vivência. Se seu dia, sua semana, seu mês e ano estão sempre confusos e atribulados é porque o roteiro de sua vida ainda não está bem definido em sua mente.

Sua vida é um filme onde você é a roteirista, a artista principal e ainda, se quiser, pode ser a diretora também ou escolher um. E então, que filme vai ser sua vida? Terror, aventura, comédia, romance ou que tal uma comédia-romântica daquelas estreladas por Julia Roberts e Richard Gere?! Quem serão os seus coadjuvantes? E quem você vai convidar para co-estrelar com você?

Como a grande maioria das pessoas você também deve ter os seus dias ruins. Nestes dias dá vontade de abandonar tudo: parentes, amigos, trabalho, sua mente, seu corpo e, às vezes, até sua vida. Contudo, se você não puder evitar os dias maus, procure fazer com que eles não te assustem tanto. Mantenha a serenidade, pois é apenas um dia e ele vai passar em algumas horas. É apenas mais um dia de “filmagens”.

Saia mentalmente do turbilhão que porventura você esteja vivendo e comece a pesquisar, refletir o que está acontecendo com você e, principalmente, busque respostas e soluções. Busque ajuda! Procure amigos, assistência religiosa séria, médicos, psiquiatras, psicólogos, psicanalistas ou até mesmo um advogado, mas procure um ou outro. Se procurar todos eles de uma só vez vai acabar causando mais confusão!

O importante é você decidir ficar do seu próprio lado e se dispor a resgatar o amor próprio e ajudar-se primeiro. Comece a compreender que ninguém, por mais capaz ou abençoado que seja, poderá fazer alguma coisa por você se você não fizer também.

Pessoas que optam por estratégias semelhantes as estas ficam menos tempo no vale sombrio da depressão, da melancolia e do desânimo. Elas rememoram o sentido de suas vidas mais rapidamente e ganham forças instantaneamente. Passam a gozar bem-estar e recobram, aos poucos, a qualidade de vida sabotada pelo sentimento de culpa.

A culpa é como uma sacola de pedras incômoda de carregar. Se porventura você estiver carregando uma, livre-se dela agora mesmo! Permita-se o alívio para suas dores e refrigério para sua alma.

Depois de algum tempo entendi que, como pessoa, não podia reter tamanha experiência de sucesso em um mundo que coopera, insistentemente, para desistirmos dele. Tive meus dias maus e agora tento compartilhar essas preciosas informações e auxiliar as pessoas que querem sair do papel de vítima e serem protagonistas de suas próprias vidas.

Chafic Jbeili tem formação em psicanálise clínica e pós-graduação em Ciências da Religião e Psicopedagogia clínica e institucional. É terapeuta iridologista. Com 10 anos de experiência, desenvolve palestras sobre educação, processos ensino-aprendizagem, família e saúde do professor.

Contato: chafic.jbeili@gmail.com | www.chafic.com.br

Um comentário:

Gostou do texto? Tem alguma consideração a fazer? Pro favor, quero saber sua opinião!

Cartilha sobre burnout em professores. Distribua!

Qual assunto te interessa mais?