Procure meus artigos por palavra-chave

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Currículo não é panfleto!

(Chafic Jbeili)

Uma prática comum porém exaustiva e improdutiva na hora de buscar uma (re)colocação no mercado de trabalho é a "curriculagem", ou seja, a panfletagem do curriculo. Essa prática não chega a ser ilegal, mas é, em essência, um processo de auto-enganação. Quem faz isso sustenta falsas esperanças e fica mais vulnerável ao desânimo e consequentemente desiste, mais cedo, da busca pelo trabalho. No fim do dia, da semana ou do mês, os resultados mais evidentes são: dores nos pés, mal-humor e uma terrível baixa auto-estima.

Elaborar um currículo genérico é um erro primário. Querer relatar no curriculo tudo o que se aprendeu na vida, achando que poderá atender as necessidades de qualquer empresa é o mesmo que ter uma mesma prescrição médica para qualquer pessoa, a despeito de sua queixa.

O aconselhável é, primeiro, refletir e listar pelo menos dez coisas em que você realmente é bom, faz bem feito, sente bem ao fazer e que escolheria fazer pelo resto da vida. Depois, pense nas empresas que trabalham com essas atividades-chaves de sua vida e comece a pesquisar em qual delas seu perfil profissional se encaixa melhor e qual está "precisando" do que você tem a oferecer.

Só então comece a elaborar o seu currículo destacando suas capacitações, habilidades e experiências de acordo com o que a empresa está precisando. Por exemplo: A empresa anuncia uma vaga de motorista e esta é uma das atividades-chaves de sua vida, então ao se canditar a esta vaga não provoque uma "over-dose" em seu currículo com informações de que você já trabalhou de Caixa, Balconista e Vendedor, ou ainda, que acabou de se formar em Engenharia Civil. A princípio, pressupõe-se que o contratante não está tão interessado em sua história de vida e que nem sempre o fato de ser Engenheiro Civil é uma garantia de que você será um bom motorista. Enfatize suas experiências e habilidades como motorista e as qualidades pessoais que, neste caso, todo motorista deveria ter, como: responsabilidade, pontualidade, acuidade e principalmente não possuir vícios. Enfatize isso apenas se for a sua realidade.

Organize melhor suas ações na busca por uma colocação no mercado de trabalho e lembre-se de que quem procura emprego dificilmente achará uma oportunidade, mas quem procura uma oportunidade quase sempre encontra um emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do texto? Tem alguma consideração a fazer? Pro favor, quero saber sua opinião!

Cartilha sobre burnout em professores. Distribua!

Qual assunto te interessa mais?