Procure meus artigos por palavra-chave

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Saia do piloto automático!

(Chafic Jbeili)


No corre-corre diário, muitas são as informações que devem ser processadas e armazenadas. Também muitas são as tarefas que devem ser realizadas, impreterivelmente, sem erros. Afinal de contas as pessoas estão nos observando e esperam de nós equilíbrio emocional, que é supostamente evidenciado através de comportamento diligente e um desempenho resoluto. Senão as pessoas, certamente o futuro que idealizamos. O que muitos não percebem é que muitas dessas cobranças vem, exarcebadamente, de nós mesmos.

Dado o grande volume e intensidade desta dinâmica vivencial moderna, balizadas pelo grau de cobrança ao qual estamos submetidos, quer sejam nossas ou não, reais ou imaginárias, desenvolvemos uma organização personalizada das tarefas para “dar conta do recado”. Esta organização dá origem a uma rotina e que, apesar de tornar nosso dia-a-dia viável, tende a condicionar nossos pensamentos e ações, ampliando as reações automáticas e subutilizando nosso cérebro em sua capacidade e potencial.

Se por um lado a rotina promove ordem à nossa vida e nos permite realizar várias tarefas, praticamente ao mesmo tempo, por outro, desenvolvemos um estilo automático de viver e aí nos acostumamos a conviver em relacionamentos superficiais e de baixo-compromisso. Trabalhamos pelo dinheiro e nada mais. Fazemos de tudo um pouco e de cada pouco nada se sabe direito. Eis uma das perigosas sementes da angústia e da ansiedade.

Sair do “Piloto Automático” e assumir a direção de sua vida e principalmente de seus projetos exige, sobretudo, força de vontade, disciplina, disposição e muita atenção. Tornando o ato de viver uma tarefa produtiva, lucrativa e prazerosa. O resto é consequência! Sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do texto? Tem alguma consideração a fazer? Pro favor, quero saber sua opinião!

Cartilha sobre burnout em professores. Distribua!

Qual assunto te interessa mais?