Procure meus artigos por palavra-chave

segunda-feira, 26 de abril de 2010

O Sétimo pilar da Qualidade de Vida no Trabalho: Trabalho X Vida familiar e social.

O Sétimo pilar da Qualidade de Vida no Trabalho: Trabalho X Vida familiar e social.
Chafic Jbeili – www.chafic.com.br
 
O trabalho sustenta a vida social do empregado até certo ponto, mas depois é a qualidade de sua vida social que sustentará o trabalhador no emprego.

Quantas pessoas saem exauridas depois de um dia de trabalho, sem forças para um happy hour, um aniversário em família ou mesmo um cinema? O mais comum é chegar em casa estressado, morto de fome e louco para tirar os sapatos. Não é bom para as organizações quando seus colaboradores chegam em casa e diz: “Esse trabalho está me matando...” 

O problema não é apenas o trabalho em si, mas tudo que envolve a atividade laboral e o quanto ela exige de energia do trabalhador durante todo o dia ou toda a semana, a ponto de não deixar forças para os compromissos pessoais, o lazer e o convívio familiar de qualidade.

A alternância de papéis, a instabilidade de horários, as viagens frequentes entre unidades da empresa, tudo isso prejudica a agenda pessoal do trabalhador e o desmotiva.

A pessoa que exerce o papel de “curinga” (cobre todas as funções) sempre tem de ficar no lugar de alguém faltoso ou que precisa sair mais cedo, daí aquele compromisso em família fica sempre em segundo plano, causando indisposição e contrariedade, além de cansaçoi extra devido a sobrecarga de atividades e funções.

A instabilidade de horário também é outra variável extremamente nociva à vida social do trabalhador, pois este não pode agendar um cinema, teatro ou outra atividade de lazer, pois sempre corre o risco de perder o ingresso ou desapontar a companhia convidada, afetando sua percepção de integridade pessoal, ou seja, acaba passando uma imagem de sujeito “enrolado”, sem que seja sua culpa.

Ter de estar em duas ou mais unidades da empresa em cidades, estados ou países diferentes por dias ou semanas também é algo que desestabiliza o trabalhador, pois o tira de seu convívio familiar, afetando emocionalmente cônjuges e filhos, podendo originar pressões por parte da família, colocando-os indispostos com toda a situação e causando insatisfações de toda ordem contra o emprego. 

A gestão com foco em QVT sabe o quanto é primordial que o trabalhador tenha uma vida social facilitada e incentivada. Quando a pessoa percebe que a empresa valoriza sua vida familiar e social, bem como favorece a consecução de seus compromissos pessoais, então ela dá mais valor ao trabalho e se empenha mais nas tarefas, na pontualidade, porque pode contar com o carisma e apoio da família, além de uma disposição interna muito mais favorável.

Pessoas com vida social e familiar mais intensa e freqüente são menos estressadas, mais alegres, bem humoradas e também mais criativas, porque se sentem mais felizes e realizadas. Esses benefícios refletem na qualidade de produção e execução de tarefas no ambiente de trabalho gerando ganhos quantitativos e qualitativos para as organizações, além de evitar prejuízos por conta de absenteísmos e da despersonalização do trabalhador.

Prof. Chafic Jbeili
Consultor vivencial, Psicanalista, Psicopedagogo e Escritor. 

CONSULTORIA - CURSOS - OFICINAS - PALESTRAS
Formação continuada e qualificação profissional
(38)3082-0876 | (38)9184-0439
e-mail: chafic.jbeili@gmail.com 
Montes Claros(MG) | Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do texto? Tem alguma consideração a fazer? Pro favor, quero saber sua opinião!

Cartilha sobre burnout em professores. Distribua!

Qual assunto te interessa mais?