Procure meus artigos por palavra-chave

quinta-feira, 29 de abril de 2010

O melhor amigo do homem é o trabalho!

O melhor amigo do homem é o trabalho!
Prof. Chafic Jbeili – www.chafic.com.br


Não pense que me esqueci
do adorável cãozinho, não! Na verdade a sociedade promoveu o cãozinho, de melhor amigo a melhor parente. Observo algumas pessoas tratarem seus pets como se fossem pessoas da família e vai dizer que não é pra ver a briga que dá!


Conheço meia dúzia de família
cujas crianças não podem brincar na sala, mas o gato pode! Já presenciei crianças bem mais fétidas, descabeladas e maltrapilhas do que seus próprios pets que, aliás, vivem por sinal muito bem empelicados, com laçarotes, roupas da moda e balangandãs chique no último!


Pena que muitos desses paparicados pets
são abandonados em pouco tempo, simplesmente porque os donos querem trocar de “modelo” ou porque cresceram demais ou ainda porque a moda daquela raça passou... Tal qual as crianças fazem com seus brinquedos e os adultos fazem com suas roupas, seus carros, seus sapatos e seus celulares!


Na perspectiva da moda
o cãozinho de algumas poucas pessoas está longe de ser o melhor amigo delas e não passa de mero acessório, objeto dos excessos orquestrados sob a estúpida batuta da vaidade humana, e cuja superproteção, neste caso especificamente, pode camuflar a culpa pelo desejo inconsciente do abandono por motivo fútil ou precoce. Confira as estatísticas!

O mesmo não acontece com o trabalho!
Ah sim, o trabalho! Este realmente é, aqui na Terra, o melhor e mais verdadeiro amigo do homem. Tem gente que ao invés de abandoná-lo ou trocá-lo, prefere “brigar” para ficar nele. Faz greve, pede aumento, esperneia, grita, chora, ameaça largá-lo, mas depois só pensa nele: o trabalho! Claro! Do trabalho depende a sobrevivência dos homens de bem e das pessoas que os homens de bem amam e precisam ajudar conseguir o melhor emprego para elas também!

O trabalho traz alento, abastece a despensa, paga água, luz, telefone; adquire alimentos, as frutas e os legumes do sacolão; banca o conforto da casa, a mesa onde se come o alimento que se conseguiu comprar e a prestação do sofá onde a gente vê TV ou brinca de videogame, presentes do trabalho!

Nos dias de dor, o trabalho paga a consulta do doutor e compra os remédios da receita. Engessa o dedo quebrado; conserta o dente furado; levanta o colo caído, arrebita o nariz e o bumbum.

Nos dias de alegria, o trabalho paga a prestação do carro, do apartamento novo ou o aluguel das paredes com teto que a gente chama de lar. O trabalho sacia os desejos da gente, dos filhos da gente, dos bichinhos que a gente tanto ama e as viagens que a gente tanto gosta de fazer!

O trabalho paga o presente do afilhado, compra a roupa da festa, o sapato que se viu no pé do ator ou da atriz; banca a passagem do saudoso parente e torna possível a tão esperada cerimônia.

O trabalho confere respeito, celebra a vida, garante direitos fundamentais e gera no homem a dignidade que ele tanto busca nas coisas que o emprego às vezes não consegue comprar e, talvez por isso, magoamos com ele e esquecemos agradecê-lo por todas as outras coisas que ele consegue nos dar.

Dia 1º de maio, dia do trabalhador!
Agradeça pelo emprego que tem e pelo emprego de seus entes queridos, abençoe-o, energize-o, pois aqui na Terra, o melhor amigo do homem de bem é o trabalho! Viva o dia do trabalhador e vida longa às empresas que praticam a responsabilidade social, a qualidade de vida no trabalho e programas que priorizam pessoas.


Prof. Chafic Jbeili
Consultor vivencial, Psicanalista, Psicopedagogo e Escritor.

CONSULTORIA - CURSOS - OFICINAS - PALESTRAS
Formação continuada e qualificação profissional
(38)3082-0876 | (38)9184-0439
e-mail: chafic.jbeili@gmail.com
Montes Claros(MG) | Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do texto? Tem alguma consideração a fazer? Pro favor, quero saber sua opinião!

Cartilha sobre burnout em professores. Distribua!

Qual assunto te interessa mais?