Procure meus artigos por palavra-chave

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Imigrantes do Amor

Imigrantes do Amor
Prof. Chafic Jbeili - www.chafic.com.br

Algumas pessoas largam sua pátria, seu solo, sua terra, sua casa, seu trabalho, sua cultura, sua família em busca de melhores oportunidades de emprego, de renda e de vida em uma terra que às vezes só conheceu de ouvir falar. Mas não são dessas bravas e muitas até bem sucedidas pessoas que quero falar agora. Quero falar dos imigrantes do amor, pessoas que se desencantaram com seus atuais parceiros e incucam aventurarem-se na busca de alguém imaginativamente especial, sem igual, perfeito.

Essas pessoas largam seus amigos, seus costumes, suas manias, suas rotinas, seus sonhos e até seus atuais parceiros para irem em busca de melhores oportunidades de afeto, de carinho e de relacionamento a dois; largam tudo por amores que às vezes só ouviram falar nos contos de fadas, nas novelas ou nos romances de Hollywood. Sim! É dessas pessoas que quero falar.

Esse tipo de pessoa se coloca a mercê do próprio coração nesse barco ilusório do amor. Imagina que tudo será diferente com outra pessoa e que não haverá mais desprezo, repulsa ou brigas e desentendimentos. Larga tudo que tem em busca daquilo que jamais encontrará: a própria felicidade na presença do outro. Assim, transfere para o outro o motivo de sua felicidade e parte iludido, obstinado como quem tem um mapa do tesouro nas mãos.

O imigrante do amor tem na mente a certeza de que sua felicidade está na pessoa que ainda encontrará e acaba por deixar a quem tem para planejar ser feliz no futuro com outro alguém. Em breve só lhe restará lamentar o passado e lembrar saudoso daquele(a) que deixou. Com menos esforço conquistaria extraordinariamente quem já está a seu lado.

O imigrante do amor parece escutar a voz de uma amada perfeita lhe chamando o tempo todo e isso não o deixa dormir nem descansar. Parece que ele vê realmente sua amada às vezes sedutora, às vezes vitimada e em ambos os casos rompe motivado em sua jornada de busca alucinada como quem parte para o salvamento ou o resgate de alguém que ansiosamente o aguarda. É a certeza inconsciente de que este alguém está a lhe esperar que faz o imigrante do amor persistir na sua aventura. É a esperança de encontrar nesse alguém ideal a felicidade que tanto almeja para si. É a expectativa de ver nesse alguém o atual parceiro sem defeitos.

Mal sabe o imigrante do amor que poderá estar deixando quem realmente o ama para se entregar a quem poderá lhe fazer sofrer. Que certeza infeliz esta de pensar que a sua felicidade está nas mãos daquela(e) que pode ser o seu/sua algoz. Que armadilha da imaginação! Que emboscada do coração! Pobre de quem deixa o seu bem-querer para dedicar-se àquela(e) que mal lhe conhece e que talvez nunca lhe pertencerá, quiçá querirá tal envolvimento. Como pode alguém gostar de quem não é seu e temer perder aquilo que ainda não lhe pertence? O imigrante do amor faz isto o tempo todo!

Largar uma pátria amada ou um amor declarado para aventurar-se ser (mal) tratado como estranho estrangeiro numa terra forasteira ou num coração desconhecido é coisa de imigrante louco, pois se não encontrar a prosperidade e a felicidade dentro de si, dificilmente encontrará em qualquer pátria ou em qualquer coração que lhe ofereçam abrigo, por melhor que estes possam ser. Quando muito o imigrante do amor será tratado como morto, pois a pessoa supostamente ideal talvez prefira ficar apenas com a lembrança de alguns bons momentos ao invés de querer ficar com aquele que é lembrado, mesmo que vivo e disponível.

Portanto, apaixone-se por quem é apaixonado por ti e dedique-se a quem é dedicado a ti. Não acredite mais em pessoas especiais, mas em momentos especiais com pessoas habituais. 

Então, crie tais momentos com quem já está a seu lado, mesmo que distante!

Prof. Chafic Jbeili
Consultor vivencial, Psicanalista, Psicopedagogo e Escritor.

CONSULTORIA - CURSOS - OFICINAS - PALESTRAS
Formação continuada e qualificação profissional
(38)3082-0876 | (38)9184-0439
e-mail: chafic.jbeili@gmail.com
Montes Claros(MG) | Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do texto? Tem alguma consideração a fazer? Pro favor, quero saber sua opinião!

Cartilha sobre burnout em professores. Distribua!

Qual assunto te interessa mais?