Procure meus artigos por palavra-chave

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Em que mundo você quer viver os seus dias aqui na Terra?


Chafic Jbeili – www.chafic.com.br

Eu andava bem desiludido, triste, cabisbaixo, sem perspectivas e bastante amedrontado com a humanidade no mundo em que eu vivia até pouco tempo atrás aqui na Terra. Este mundo é habitado por traficantes sanguinários, políticos corruptos, autoridades pedófilas, policiais bandidos e reitores usurpadores, mestres oportunistas de professores que cometem toda sorte de assassinatos pedagógicos, seja por imperícia, negligência ou imprudência; gente, entre outros animais racionais, que gozam indevidamente a alcunha de seres humanos e cuja maior ambição é o próprio bem.

Neste mundo desolador, os lobos mostram suas caras confiantes na impunidade, enquanto outros lobos aprendizes se disfarçam de ovelhas. Lá habitam pomposos ex-governantes com sentimento de missão cumprida, pois suas lutas em favor do povo terminaram com os respectivos mandatos. Mundo este, onde também habitam pitbulls que estraçalham pessoas donas de outros pitbulls treinados para atacar os inimigos de seus donos, pois lá prevalecem os mais fortes e os mais espertos!

Foi então que resolvi mudar para um outro mundo, cheio de exemplos para me inspirar e recobrar a confiança em meus semelhantes e até em mim mesmo, enquanto pessoa.

Neste novo mundo eu me encontro motivado, inspirado, otimista, cheio de planos e de perspectivas para o futuro, pois me orgulho saber que piso o mesmo solo por anda o Chelsey, aquele piloto americano que percorreu o avião duas vezes antes de ser o último a abandonar a aeronave no Lago Hudson. Bravo herói que ao invés de boicotar aeroportos e colocar passageiros como reféns para reivindicar melhores salários, optou montar uma empresa de segurança aérea e agora a vida lhe deu a oportunidade de mostrar que é o melhor em sua profissão.

Neste novo mundo inspirador, também pisa o Antônio Conceição, aquele cobrador-educador daqui de Brasília, que montou uma biblioteca itinerante dentro do ônibus onde dá expediente e empresta livros de graça a quantos quiserem, sem exigir nada em troca, nem mesmo a devolução do próprio livro que empresta. Este mundo onde resolvi viver também habita o ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, cuja missão não terminou com o mandato de vice, nem com a mal sucedida candidatura a presidente, concorrendo com Bush. Al se engajou na luta pela “Verdade Inconveniente” sobre o aquecimento global, tendo conquistado o prêmio Nobel da paz em 2007.

É neste mundo que estou vivendo! Onde houve e ainda há habitantes ilustres, dos quais podemos ser testemunhas do esforço humanista, a exemplo de Freud, Jung, Ayrton Senna, Paulo Freire, Rubem Alves, Madre Tereza, Cora Coralina, Içamy Tiba, Augusto Cury, o piloto Chelsey e o cobrador Antônio Conceição, entre outros milhares de seres humanos de verdade, cuja maior ambição foi ou ainda é o bem do próximo. Mundo este, onde também habitou o George, um cachorro da raça jack russel, de apenas nove anos que bravamente lutou contra dois pitbulls para salvar a vida de cinco crianças que saíram ilesas do episódio, não fosse pela coragem deste cão herói, morto pela gravidade dos ferimentos.

Eu sei que os dois mundos estão no mesmo Planeta, infelizmente, mas quando leio jornais, revistas ou o noticiário da TV, seleciono as notícias sobre as pessoas do mundo em que escolhi viver e assim busco me inspirar para crescer e ser pelo menos a sombra de qualquer um deles, pois prefiro ser o menor do lado de cá, do que ser o maior do lado de lá! Foi assim que mudei de mundo e hoje vivo bem mais inspirado e otimista do que antes.

Se viver lá, ficará cego para as pessoas de cá e acabará esquecendo quem você realmente é. Mas, se viver aqui terá forças para tolerar as pessoas de lá, porque poderá, em cada oportunidade, ser também inspiração para alguém.

E você, em que mundo quer viver os seus dias?

Abraços,

Chafic Jbeili
visite também: www.chafic.com.br

Um comentário:

  1. Caro Prof° Chafic:

    Um belo e tocante ensaio!Diariamente te acompanho e constato o quanto colocas bem as palavras.

    penso que o encontro com a Alma só pode ser celebrado quando sentimos que o nosso caminho pulsa, vibra, ressoa cores e tons de canções especiais pela dignidade da Vida. Escolher a convivência num mundo baseado em referenciais de inteligência, cosmoética e construção amorosa... é o meu maior alento, desafio, certeza e gratificação interior.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir

Gostou do texto? Tem alguma consideração a fazer? Pro favor, quero saber sua opinião!

Cartilha sobre burnout em professores. Distribua!

Qual assunto te interessa mais?