Procure meus artigos por palavra-chave

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A expectativa dos pais revelada nos nomes dos filhos.

A expectativa dos pais revelada nos nomes dos filhos.
Prof. Chafic Jbeili – www.chafic.com.br

Os pais quando escolhem o nome de seus filhos, geralmente o escolhe com base em alguma expectativa ou desejo. Por isto é comum ver pessoas com nomes de reis e imperadores como Alexandre, Pedro, Artur. Nomes de santos também estão na lista dos mais preferidos, tais como Mateus, Lucas, Marcos, entre outros. Além da sonoridade forte e marcante, experimentada durante a escolha, cada nome escolhido traz consigo alguma esperança dos pais em relação ao filho.

Conheço outros nomes de pessoas que são junções dos nomes dos pais. Outros são homenagens ao patriarca ou matriarca da família. Tem também aqueles nomes que retratam uma circunstância, a exemplo de uma criança mostrada em noticiário recente que nasceu em situações adversas e foi batizada de Vitória, pois triunfou sobre uma ocasião desfavorável. De forma que cada nome escolhido quando não é uma homenagem declarada, em geral é notadamente uma declaração de expectativas dos pais.

Renato Russo cantou em sua música Pais e Filhos: “[...] meu filho vai ter nome de santo. Quero o nome mais bonito[...]”. Esta é uma verdade incontestável: Os pais querem sempre o nome mais bonito, diferente, exclusivo, de força e de coragem, pois este é o desejo dos pais aos filhos, ainda antes destes nascerem. Ao invés de dizer meu filho terá nome disto ou daquilo, cada pai e mãe deveriam dizer: vou me empenhar para que meu filho tenha tal e tal comportamento diante de sua família e diante da sociedade e, assim, ser um cidadão de bem, independentemente da sonoridade e procedência de seu nome.

 Uma vez escolhido o nome, não há fugir à responsabilidade parental. As expectativas que se depositam nos filhos é, invariavelmente, uma carga que os pais geram para si mesmos. O simples fato de escolher um nome de significado forte não garantirá que a expectativa seja realizada, cumprida. Os pais devem chamar para si o compromisso de fazer acontecer com os filhos aquilo que eles esperam deles. Se quiserem um filho com comportamento e atitudes de rei, santo ou pelo menos de bom cidadão, então haverão de dar boa educação e principalmente exemplos sólidos para que o filho seja conduzido no caminho daquela expectativa, e não apenas um nome forte.

Quantos jovens e adultos com nomes nobres estão nas cadeias? Quantos políticos com nomes de santos não estão envolvidos com corrupção e lavagem de dinheiro? Quantos bandidos com nomes de reis?
Se um pai ou uma mãe querem que seus filhos se tornem os mais dignos dos cidadãos, então precisarão oferecer muito mais do que um nome bonito, cheio de significantes; antes, será preciso que os pais estejam decididos, empenhados e bem informados sobre como eleger e desenvolver educação de base familiar capaz de conduzir seus filhos por caminhos bem sucedidos em todas as fases de sua vida. Da primeira infância até a vida adulta, cada pai e cada mãe têm a responsabilidade e o dever de zelar pelo cumprimento de suas expectativas nos filhos.

Não há pessoas de comportamento lapidado e atitudes grandiosas sem que tenha havido anteriormente uma lapidar e grandiosa educação familiar. Não há qualquer pessoa que não sofra influências, positivas ou negativas, de sua família, de sua escola, de sua igreja e da mídia a que presta atenção. Cada pessoa tem sim suas particularidades de personalidade, mas todos são influenciados de alguma forma e em alguma intensidade pelas outras pessoas com quem convive e interage durante toda sua vida. Como você (pai ou mãe) tem influenciado seus filhos?

Somos uma nação de pessoas com nomes de todas as origens e de todos os significados. Os cidadãos brasileiros, em sua maioria, têm nomes de gente importante, poderosa, guerreira, nobre e vitoriosa. Alguns de nós até se comportam assim. Porém, uma nação digna não se constrói apenas com belos nomes, mas com atitudes condizentes à nobreza implícita em cada nome e sobrenome que seus cidadãos carregam.
Se cada um buscar o significado de seu nome, tentando compreender as circunstâncias e as razões pelas quais este nome foi escolhido, buscando assim compreender a grandeza que o cerca, certamente poder-se-á perceber no convívio diário atitudes mais condizentes aos valores morais e éticos que tanto falta em nossa sociedade.

Suas atitudes e comportamento condizem com o significado do seu nome?  Reflita sobre o fato de que não é o nome que leva a pessoa a honra e ao sucesso, mas a pessoa de honra e sucesso é que leva seu nome às alturas. Ao invés de dizer “veja onde meu nome me levou!” diga: “Veja onde levei o meu nome!”.

Prof. Chafic Jbeili
Psicanalista e Psicopedagogo
Diretor e editor Chafic.com.br - www.chafic.com.br
Diretor-executivo ABMP/DF - www.abmpdf.com
Presidente Sopensar - sopensardf.blogspot.com

Chafic.com.br
Suporte e formação continuada para educadores
(61)3377-9175 | (61)8490-3648
e-mail: chafic@chafic.com.br
Site: www.chafic.com.br
Brasília-DF | Brasil

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Antes de imprimir qualquer documento, tenha certeza de que seja
realmente necessário, assim você pensa no meio ambiente e
diminui o impacto de suas ações sobre ele.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Um comentário:

  1. Professor Chafic seria possível fazer um artigo sobre como consertar uma amizade desfeita? Eu realmente gosto do meu nome jamais achei que poderia ser outro, e ridicularizo quem critica o nome recebido acho uma falta de SER muito grande pois não é o nome que faz a pessoa e sim a pessoa que faz seu nome.Pessoas assim são de mínimo amor a si próprio, e com isto vem a implicância com quem fez um grande nome .Obrigada!.Parabéns!

    ResponderExcluir

Gostou do texto? Tem alguma consideração a fazer? Pro favor, quero saber sua opinião!

Cartilha sobre burnout em professores. Distribua!

Qual assunto te interessa mais?