Procure meus artigos por palavra-chave

domingo, 6 de dezembro de 2009

Um ano dourado 2010: Saiba por quê!



Um ano dourado 2010!
Prof. Chafic Jbeili

Há várias razões pelas quais eu acredito que 2010 será um ano espetacular para o povo brasileiro!

A população mundial sofreu bastante com guerras e rumores de ataques terroristas, sem falar na quebra de grandes bancos e o fechamento de várias fábricas no setor automobilístico. Eventos climáticos de proporções catastróficas devastaram cidades inteiras nos Estados Unidos, na Ásia e nas filipinas. Estas tragédias causaram angústia nas pessoas e as deixaram assustadas, pensando na vida. Foi assim na primeira e na segunda guerra mundial. Logo após um cessar fogo, as pessoas valorizam muito mais a vida e passam a investir em bem estar próprio.

Pensando nesta angústia que o povo estrangeiro sofreu e na necessidade natural de compensá-la é que defendo minha previsão de um ano dourado para o Brasil. Toda angústia precisa ser compensada com prazer e satisfação de vida. Atualmente, poucos e raros países no mundo oferecem esta possibilidade com segurança e baixo custo. E é neste aspecto que o Brasil se coloca em vantagem em relação aos outros países.

O Brasil é hoje um dos poucos lugares em todo o mundo cuja economia está estabilizada e não sofre ameaças climáticas ou de terroristas. Sua geografia é belíssima e o clima atende a todos os gostos. Temos praias, campos e metrópoles que não perdem para nenhum outro país.

Com o advento da Copa do Mundo em 2010 e das Olimpíadas em 2014 o Brasil foi e está sendo amplamente divulgado em todo planeta, influenciando as escolhas das pessoas que assistem os noticiários e acompanham a mídia de forma geral.

Bem, a crise mundial passou e o mercado internacional está se recuperando. O Brasil, na minha perspectiva, terá o maior número de turistas estrangeiros já registrados nas últimas décadas. O turismo é uma das atividades mais significativas do mercado, pois movimenta empresas aéreas, hotéis, restaurantes e o comércio em geral, gerando emprego e renda em vários segmentos. Estima-se que um único turista pode demandar serviços de até 20 pessoas, movimentando toda a cadeia produtiva e de prestação de serviços.

No setor público o ritmo não será diferente. Como é ano eleitoral, nenhum candidato irá arriscar qualquer ação que contrarie o eleitorado. Pelo contrário! Parlamentares e governantes irão fomentar a valorização do servidor público em uma tentativa da recuperação da credibilidade política, haja vista a crise de corrupção deflagrada nos últimos anos e, mais especificamente nos últimos dias, no Distrito Federal.

O impacto do pré-sal na economia pública, a construção de novas usinas hidrelétricas e o investimento massivo em infra-estrutura em várias regiões do país, fomentarão investimentos cujas cifras jamais foram sequer cogitadas em todo a história do Brasil.

O número de vagas no setor público será ampliado em pouquíssimo tempo e novas oportunidades de carreira ou mudança de setor irão surgir para os servidores que estiverem preparados. Quem não está satisfeito com seu atual emprego poderá se preparar para mudar de função, departamento ou mesmo de Órgão. Os recém-formados interessados em seguir a trilha do serviço público terão muito mais oportunidades do que nos anos anteriores. É hora de tirar os livros e os sonhos da prateleira e retomar os estudos e seu projeto de vida!

Enfim, 2010 será o ano da colheita. O mundo devolverá ao Brasil tudo que lhe foi tirado ao longo do tempo. O povo brasileiro terá a oportunidade de viver nos próximos anos os melhores tempos da de sua vida.
Além do mais, Deus está do seu lado e no controle de todas as coisas e é por isto que eu sinto e digo que 2010 será um ano dourado!

Prof. Chafic Jbeili
Psicanalista e Psicopedagogo
Diretor e editor Chafic.com.br - www.chafic.com.br
Diretor-executivo ABMP/DF - www.abmpdf.com
Presidente Sopensar - sopensardf.blogspot.com

Chafic.com.br
Suporte e formação continuada para educadores
(61)3377-9175 | (61)8490-3648
e-mail: chafic@chafic.com.br
Site: www.chafic.com.br
Brasília-DF | Brasil

-----------------------------------------------------------------
Antes de imprimir qualquer documento, tenha certeza de que seja
realmente necessário, assim você pensa no meio ambiente e
diminui o impacto de suas ações sobre ele.
----------------------------------------------------------------

2 comentários:

  1. Olá, Profº Chafic,

    Te admiro muito, suas colocações são de extrema pertinência, são muito interessantes suas previsões e concordo com você.

    Na época da dívida externa, como é bom falar isso no passado, eu já falava que o Brasil tinha condições de se sustentar e sustentar os outros, pois um país tão abençoado com recurso naturais, uma terra que tudo que se planta dá, e de um povo tão batalhador, não poderia viver a mercê de países opressores.
    Então chegou o nossa vez, hoje somos um país que passou por uma crise que abalou os megas países e por nos brasileiros passou quase despercebido, se não fosse a força da informação, acho que nem saberíamos dessa tal crise.
    Então fico feliz, e quero com toda veemência, participar desse ano dourado 2010, usufuindo de todo seu glamour.
    Quando você trata dos sonhos pessoais e estudos, pessoalmente estou realizando os meus, gosto de escrever e ajudar os outros na busca do conhecimento e tenho projetos interessantes para 2010, peço a Deus que sempre tem me ajudado, que abençoe a todos nos e estendendo toda essa benção à nossa parceria.

    Boas Festas! Um Feliz 2010 para todos nós!

    ResponderExcluir
  2. Prof.Chafic: Hoje muitos de nós buscamos sucesso nas leis pragmáticas do mundo,mas o verdadeiro sucesso está em meditar obedecer e ensinar.Parabéns as suas palavras alçam voos elevados, realmente esperamos um ano de 2010 não tanto dourado mas que nos coloridos da vida enxergamos mais as experiencias, que nos são passadas pelos nossos entes queridos que de uma forma conheceu, viveu e em segredo construiu uma vida vitoriosa.Não devemos tirar conclusões nas circunstâncias adversas pois senão afundaremos nos pântanos de desesperos.Obrigada pelo conforto que nos dá em suas palavras.

    ResponderExcluir

Gostou do texto? Tem alguma consideração a fazer? Pro favor, quero saber sua opinião!

Cartilha sobre burnout em professores. Distribua!

Qual assunto te interessa mais?