Procure meus artigos por palavra-chave

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Como você quer ser lembrado?


Como você quer ser lembrado?
Reflita um instante comigo!

Devemos viver uma vida digna de ser lembrada, pois no final da vida é isto que nos restará: lembranças daquilo que fomos e que fizemos a nós, aos outros e ao mundo.

Desde muito novo, sempre persegui um desafio: Ser lembrado com ternura e honra. Por isso tento viver meus dias da forma que eu gostaria que as pessoas lembrassem de mim: com ternura e honra.

Não sei bem se é assim que lembram de mim hoje, mas tenho me esforçado para que isto ocorra no futuro, apesar de minhas limitações e impedimentos, tenho primado por isto, acredito!

Certa vez, em uma reunião do Lions Club de Guarapari-ES, cujo presidente na época era o meu pai, fui especialmente apresentado ao palestrante convidado para o evento solene. O nome dele era Capanema. O homem era um intelectual e media pouco mais de 1,50 de altura. Eu sempre fui de baixa estatura e isto aos 8, 10 anos incomoda mais do que em qualquer outra idade. Daí meu pai me apresentar um "exemplo" de "baixinho": O Sr. Capanema!

Este senhor, impecavelmente vestido em um terno azul marinho, de óculos pretos, sapatos italiano e cabelos engomados me disse uma frase e em seguida a escreveu nas costas do cartão de visita que iria me dar: "Um homem não se mede pela sua estatura e sim pelos seus feitos". Desde então não mais me importei tanto com meu crescimento físico e desloquei minha catexia para o crescimento intelectual e, posteriormente, espiritual também.

O Sr. Capanema se despediu de mim dizendo mais: "Chafic, você não será lembrado pelo seu tamanho, mas por aquilo que tiver realizado. O que tens realizado é o que fará ser lembrado".

Meu encontro com o Sr. capanema não durou mais do que 5 minutos (sabe como é final de palestra, não?), mas aqueles 5 minutos foram durante anos, talvez, os mais fortes e mais memoráveis para mim. Lembro agora, 30 anos depois, como se o Sr. capanema estivesse bem na minha frente. é incrível a qualidade da memória com que me recordo daquele momento.

As pessoas quando se referem a um ente querido que se foi não diz: "ah, ele era tão baixinho...", mas dizem "Ah, ele era tão humano, tão generoso, tão bom..." é assim que eu lembro daquele senhor... Um grande homem em suas palavras e em seus gestos.

Descobri que à medida em que vivemos como gostaríamos de sermos lembrados, mais sentido empregamos à nossa existência, pois embora pareça egoísta esta intenção, ela incrivelmente nos faz pensar e viver também pelo outro e para o outro, enquanto cuidamos de nossa própria imagem e de nós mesmo.

E você, como gostaria ser lembrado/a?


Prof. Chafic Jbeili
Psicanalista e Psicopedagogo
Diretor e editor Chafic.com.br - www.chafic.com.br
Diretor-executivo ABMP/DF - www.abmpdf.com
Presidente Sopensar - sopensardf.blogspot.com

Chafic.com.br
Suporte e formação continuada para educadores
(61)3377-9175 | (61)8490-3648
e-mail: chafic@chafic.com.br
Site: www.chafic.com.br
Brasília-DF | Brasil

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Antes de imprimir qualquer documento, tenha certeza de que seja
realmente necessário, assim você pensa no meio ambiente e
diminui o impacto de suas ações sobre ele.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

2 comentários:

Gostou do texto? Tem alguma consideração a fazer? Pro favor, quero saber sua opinião!

Cartilha sobre burnout em professores. Distribua!

Qual assunto te interessa mais?