Procure meus artigos por palavra-chave

sábado, 2 de outubro de 2010

Frascos de pensamentos

Frascos de pensamentos
Prof. Chafic Jbeili - www.unciead.com.br

Cuidado com o que você pensa e cuidado com o que você faz pensar!

A diferença crucial entre pessoas fascinantes e pessoas repulsivas está em seus pensamentos, não tenho dúvida disto! As idéias são como células dos pensamentos. Quando tais células são boas, então os pensamentos produzirão palavras e atitudes de excelente qualidade. O que a pessoa fala é o reflexo de seus pensamentos. E o que a pessoa faz é a consolidação daquilo que ela intimamente acredita.

Sendo assim, deduz-se que todo ato sistêmico tem em si pelo menos uma idéia originária e causal. O que a pessoa faz ou fala denuncia sua idéia ou pensamento latente. Ao incutir idéias na cabeça de seus filhos, alunos ou colegas está ajudando a desenvolver pessoas fascinantes ou pessoas repulsivas?

Sabe-se que uma simples idéia é capaz definir ou devastar a personalidade. Por isto, pais e educadores têm a missão de não só implantar idéias saudáveis na mente de seus filhos e educandos, mas também ensiná-los selecionar e organizar tais idéias tal qual balconistas de farmácia fazem com as caixas de remédios. 

Na farmácia mental dos seres humanos existem muitos frascos de pensamentos. Alguns desses frascos estão lacrados, outros semi abertos, com validade vencida, outros quebrados cujo conteúdo evaporou-se com o tempo e outros tantos nem sequer imaginam-se poder possuir. Tem também aqueles frascos alheios que alguém esqueceu sem querer ou deixou de propósito no balcão da cabeça.

Dos frascos de pensamentos existentes em nossa farmácia moral, muitos contêm cápsulas de idéias que atuam como verdadeiros bálsamos, pois têm efeito sedativo, relaxante; já outros podem funcionar como energizantes porque restauram o vigor da psique e renovam as células da esperança. Há também aqueles que mais adoecem do que curam, repletos de efeitos colaterais.

Assim como em qualquer botica, nas prateleiras da farmácia mental também existem aqueles frascos com tarja preta, cujo conteúdo exige controle rigoroso sobre seu uso, pois atuam como abortivo da criatividade, elevam a pressão da alma e agem sobre o sistema nervoso dos pensamentos, podendo causar paralisia do sujeito, deixando-o estagnado no tempo e no espaço, podendo inclusive levá-lo a óbito ético.

Assim como no mundo dos remédios é imprescindível a assistência do farmacêutico ou do médico, da mesma forma, no mundo dos pensamentos é extremamente aconselhável a assistência daquelas pessoas que se preocupam com a formação da mente saudável. Pais e educadores precisam semear boas idéias na cabeça de seus tutorados; assistir a construção de seus pensamentos e orientá-los na elaboração e materialização de seus axiomas. Muitas vezes só a ajuda dos pais não é suficiente e exige intervenção profissional.

Boa ou ruim possa ser uma idéia, a mente que se abre a elas de modo algum retornará ao estado anterior. Portanto, em último caso, é melhor que se leia a bula da sabedoria antes de abrir o frasco dos pensamentos e disseminar idéias erradas como quem distribui drogas à revelia para qualquer um que decide experimentá-las.

Que efeito tem as cápsulas de idéias contidas no frasco de seus pensamentos?


Prof. Chafic Jbeili 
Consultor vivencial, Psicanalista, Psicopedagogo e Escritor.

CONSULTORIA - CURSOS - OFICINAS - PALESTRAS
Formação continuada e qualificação profissional
(38)3082-0876 | (38)9184-0439
e-mail: chafic.jbeili@gmail.com
www.chafic.com.br | www.unicead.com.br
Brasília(DF) | Montes Claros(MG) | Brasil

5 comentários:

  1. Que lindo teu texto dinovo né? so de pensar que existem pessoas so com capsulas de faixa preta na cabeça da arrepios, pessoas que quando abrem a boca, o lugar onde estao tem um cheiro horrivel, pois possuem pensamentos horriveis e consequentemente suas açoes sao horriveis. Mas maravilhoso saber que existem pessoas que como voce , nos fazem sentir melhores depois de cada encontro. Mas Jesus ja disse: Que se a nossa mente treva, tudo sao trevas. Cuidemos com os nossos pensamentos, eles sao nossos guias e identificadores.
    Parabéns vc é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!Mais uma vez voce conseguiu nos surpreender com a sua forma linda de escrever, eu o denomino encantador de gente.Fico muito tocada com suas palavras e as tenho levado para o meu dia a dia, para o meu circulo de amigos e qu e tambem se encantam com o que você escreve. É isso ai continue sendo ponte para nos levar dentro de nos mesmos.

    ResponderExcluir
  3. Adorei, profundo.....interessante e verdadeiro.
    Te conheci ontem no CETEC- palestra de inauguração do curso de segurança do trabalho. Vou arrumar tempo para ler outros textos, este foi o primeiro e é magnífico.....abraços.

    ResponderExcluir

Gostou do texto? Tem alguma consideração a fazer? Pro favor, quero saber sua opinião!

Cartilha sobre burnout em professores. Distribua!

Qual assunto te interessa mais?