Procure meus artigos por palavra-chave

sábado, 18 de setembro de 2010

O que está pronto acabado está!

O que está pronto acabado está!
Prof. Chafic Jbeili -  www.unicead.com.br

“O que vale a pena ser feito, vale a pena ser bem feito!”. Com esta frase recebi do comandante da 4ª BDA INF MTZ (lê-se: Quarta Brigada de Infantaria Motorizada) as minhas boas vindas ao Exército Brasileiro para o cumprimento do serviço militar, em 1988.

Desde engraxar o coturno, limpar o fuzil e até a mais complexa das tarefas militares, tudo deveria ser muito bem feito. Não há princípio melhor do que este para evitar o retrabalho e tornar produtiva uma atividade importante: Faça bem feito para fazer uma vez só!

Se a primeira impressão é a que fica, então o brilho do coturno faz sentido! Pensar assim estimula a busca pela excelência em tudo que se propõe fazer. Quem é desleixado com o brilho do coturno, corre o risco de o ser também com a limpeza do fuzil e, por consequência, incorporar o hábito de fazer as coisas de qualquer jeito. Uma arma mal limpa corre o risco de não funcionar naquele momento de vida ou morte, podendo colocar em risco a própria vida e a vida de toda uma guarnição.

Sabe-se que o padrão de comportamento consciente ou inconsciente determina como a pessoa faz quase a totalidade das coisas em sua rotina diária. Considerando mínimo grau de variação de esmero ou displicência para mais ou para menos, nessa ou naquela tarefa, de modo geral o padrão habitual prevalecerá em quase tudo o que a pessoa faz no dia a dia. O maior dos estragos começa sempre com o menor dos desleixos.

Observe as pessoas com quem você trabalha ou convive e procure identificar àquelas que tratam, o tempo todo, as coisas dela e a dos outros de forma displicente além da conta. Depois de identificá-la, redobre sua atenção com essa pessoa, pois muito provavelmente ela poderá colocar em “xeque” a reputação e o trabalho de todos. É comum e natural a maioria das pessoas ser mais criteriosa com uma coisa do que com outra, porém, salvo raríssimos casos, a pessoa displicente com quase tudo que está sob sua responsabilidade ou está à sua mão para fazer, proporcionalmente também o será no exercício de sua profissão.

Na guerra, o inimigo nunca dará uma segunda chance ao soldado desleixado. O tiro mal dado além de não efetivar o objetivo da missão poderá denunciar a posição do atirador e torná-lo vítima ao invés de herói. Na vida, não é diferente! Há coisas que precisam ser realizadas com maestria logo da primeira vez, pois muito provavelmente o tempo não permitirá ajustes e o mal feito se eternizará no currículo e na vida de quem cometeu aquele lapso, tornando-se verdadeiras assombrações por um bom tempo, quem sabe por toda a vida.

A princípio o erro involuntário não deve ser considerado vergonhoso e dificilmente causará maiores danos a não ser que sua existência se deu por imperícia, negligência ou imprudência. Pior quando causa danos a terceiros. Claro que as oportunidades sempre surgem, porém aquela batalha, aquela corrida, aquela tarefa ou aquela aula nunca mais será possível realizá-las pela segunda vez, no intuito de alterar o resultado anterior. O tempo é implacável com isso e o que está feito jamais estará por fazer!

Isso quer dizer que há profissões, papéis ou tarefas em que a pessoa, dependendo do momento, deverá ser capaz manter alto padrão de disciplina, concentração e rigor metodológico para minimizar as possibilidades de erro e evitar colocar em maior risco aquilo que é por si só por demais arriscado, por isso eu creio no princípio de que tudo o que vale a pena ser feito, vale a pena ser bem feito!

Mesmo havendo lógica no erro; mesmo sabendo que errar é humano; mesmo acreditando que todos merecem nova chance; mesmo a pessoa se redimindo, assumindo, pagando ou se retratando publicamente por um deslize cometido; mesmo sabendo que o que não tem solução solucionado está, do mesmo modo, aquilo que está pronto acabado está!


Registre seu cometário sobre este texto logo abaixo!


Abraços,

Prof. Chafic Jbeili

CONSULTORIA - CURSOS - OFICINAS - PALESTRAS
Formação continuada e qualificação profissional
(38)3082-0876 - e-mail: chafic.jbeili@gmail.com
www.chafic.com.br | www.unicead.com.br
Brasília(DF) | Montes Claros(MG) | Brasil

5 comentários:

  1. Ótimo!Encaminhamentos que nunca devemos esquecer.O texto é riquissímo em detalhes.Maravilhoso!

    ResponderExcluir
  2. Nossa qta criatividade em um texto? lembrar do tempo do exército para escreve-lo, muito bom. Sei davero un genio??
    Quero poder escrever assim. Mas uma coisa eu estou pensando e gostaria de receber uma ajuda.
    Mas e as pessoas que começam sempre muito bem e acabam bem, mas sao pessoas egoistas, chatas, centradas no seu eu? como ficam, sao como animais quando estao com fome. Qualquer pessoa que avistam, servem para comida delas?
    Pessoas sem coraòao, porém estao sempre sendo perfeitas? no seu trabalho?.
    Um abraçao

    ResponderExcluir
  3. Quero parabenizá-lo pelo texto, pois acredito que se nós educadores conseguirmos incorporar esta verdade e levá-las até nossos educandos, iriamos alcançar o prodigio de fazer não só a nossa parte como educadores, mas também a parte que compete aos pais.
    As pessoas que tem essa disciplina por uma visão ecológica de mundo, sabem do seu papel na sociedade, sabem como guerreiras que sempre tem que ficar de pé e além disso, ficar de pé com excelência.
    Eu precisava deste texto para ensinar umas coisinhas para minha filha adolescente - valeu!
    att

    Eugenia Maia

    ResponderExcluir
  4. Prof.Chafic em todo meu percurso procurei retirar as barreiras que surgiam a minha frente justamente por ser criteriosa no comportamento, nas ações e reaçoes adversas, que vinham ao meu encalço e achei interessante a sua colocação no texto e aprovo em dizer também; que o que é nasce pronto não há dúvida. o que tem que ser faço-o para jamais se arrepender, mas Deus controla tudo e cabe a nós os pais educar-mos nossos filhos com esta base da qual o sr.relata acima. Muito bom!

    ResponderExcluir
  5. A Qualidade na execução da tarefa faz toda a diferença, mas para isso as pessoas tem que estar preparadas e atentas as mudanças.
    Um forte Abraço
    Nasser A.Jbeili

    ResponderExcluir

Gostou do texto? Tem alguma consideração a fazer? Pro favor, quero saber sua opinião!

Cartilha sobre burnout em professores. Distribua!

Qual assunto te interessa mais?