Procure meus artigos por palavra-chave

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Educação Inclusiva


180 horas!
Acesso por 1 ano!
Investimento total:
R$ 289,00

ou 4x de R$ 72,25

sem juros no cartão de crédito!


Este site utiliza o PagSeguro da UOL
Somos Associados ABED

EDUCAçãO INCLUSIVA (180h/a)

CURSO LIVRE EAD - Cursos livres são isentos de reconhecimento pelo MEC. leia mais >>

Apresentação:
Sendo um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular, a Educação Inclusiva é uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade de alunos. é uma abordagem humanística, democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.

Nesse processo, Educação Inclusiva atenta a diversidade inerente à espécie humana, busca perceber e atender as necessidades educativas especiais de todos os sujeitos-alunos, em salas de aulas comuns, em um sistema regular de ensino, de forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos.

Uma prática pedagógica coletiva, multifacetada, dinâmica e flexível requer mudanças significativas na estrutura e no funcionamento das escolas, na formação humana dos professores e nas relações família-escola, resultando em uma força transformadora, apontando para uma sociedade inclusiva.
áreas: Educação e Saúde de modo geral

Nível: Curso livre de atualização profissional.
Objetivo: Com uma filosofia bem definida e mundial, este curso tem por objetivo introduzir a pessoa no universo do ensino inclusivo, o qual não deve ser confundido com educação especial, que se apresenta numa grande variedade de formas incluindo escolas especiais, unidades pequenas e a integração das crianças com apoio especializado. A Educação Inclusiva é desde sua origem um sistema educacional voltado às crianças com deficiência e/ou com necessidades educacionais especiais que estão fora do ensino regular, baseado na crença de que as necessidades dessas crianças não podem ser supridas nas escolas regulares.

Público-alvo: Acadêmicos em fase de graduação ou especialização; Mestrandos; Doutorandos e Profissionais da Educação: Professores, diretores, pedagogos, psicólogos, psicopedagogos e pessoas em geral interessadas nesta temática.
Competências Adquiridas. Ao término do curso o participante estará apto a:
  • identificar as bases históricas, as legislações e conceitos básicos da Educação Inclusiva.
  • identificar as características de cada tipo de aluno com necessidades educacionais especiais e as dicas pedagógicas para cada um;
  • elaborar as estratégias pedagogias e executá-las na elaboração e andamento de uma sala de aula inclusiva;
  • ser um agente multiplicador do conceito e filosofia da Educação Inclusiva.
Duração estimada: Mínimo 15 dias, máximo 180 dias, conforme disponibilidade de tempo e participação de cada aluno. Curso individual e o participante não precisa acompanhar a turma.
Metodologia: Os participantes acessarão o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) pela internet (plataforma Moodle) onde poderão visualizar e baixar apostila, textos complementares, slides de apresentação, videos, além de interagir com o tutor e demais participantes via Fórum em atividade assíncrona, ou seja, cada qual estudará individualmente e acessará o AVA em horário de sua conveniência, tendo até seis meses para completar as atividades avaliativas e requerer o certificado.
Carga horária: 180 horas | Totalmente à distância.
Data de início: Início imediato à inscrição sem necessidade de esperar formar turmas. Você paga, preenche a ficha de inscrição e recebe orientações iniciais por e-mail.

Pré-Requisitos: Estar cursando ou ter concluído curso superior, mestrado ou doutorado nas áreas de Educação ou Saúde. Ter noções básicas de informática e internet para acessar os arquivos em biblioteca virtual, participar de Fóruns e abrir documentos em Word e PDF.
Conteúdo Programático:

MóDULO I - EDUCAçãO INCLUSIVA: HISTóRIA, CONCEITOS E LEGISLAçõES:
  • DO ASSISTENCIALISMO à EDUCAçãO INCLUSIVA
  • DA EDUCAçãO ESPECIAL à EDUCAçãO INCLUSIVA
  • EDCAçãO INCLUSIVA: LEGISLAçãO INTERNACIONAL E NACIONAL
  • LEITURA COMPLEMENTAR DO MóDULO: PRINCIPAIS DOCUMENTOS QUE FUNDAMENTAM A EDUCAçãO INCLUSIVA
MóDULO II - QUEM SãO OS ALUNOS A SEREM INCLUíDOS
  • A PESSOA COM DEFICIêNCIA E SUA REALIDADE NAS ESTATíSTICAS BRASILEIRAS
  • OS ALUNOS A SEREM INCLUíDOS
  • DEFICIêNCIAS FíSICAS, NANISMO, POLIOMELITE, PóS-PóLIO, ESCLEROSE MúLTIIPLAS E PARALISIA CEREBRAL
  • DEFICIêNCIAS SENSORIAIS: VISUAL, AUDITIVA E MúLTIPLAS DEFICIêNCIAS
  • DEFICIêNCIA INTELECTUAL, SíNFROME DE DOWN, HIPERATIVIDADE, DISLEXIA, AUTISMO, SíNDROME DE ASPERGER E ALTAS HABILIDADES
  • LEITURA COMPLEMENTAR DO MóDULO: AVALIAçãO DIAGNóSTICA: Identificar problemas e planejar soluções
MóDULO III - FATORES PEDAGóGICOS DA EDUCAçãO INCLUSIVA
  • ASPECTOS PSICOLóGICOS DA INCLUSãO ESCOLAR
  • AS PESSOAS COM DEFICIêNCIA INTELECTUAL
  • INCLUãO Já NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA
  • MUDANçAS ARQUITETôNICAS E O PAPEL DO PROFESSOR
  • O PROJETO PEDAGóGICO, AS ADAPTAçõES CURRíCULAES E AS RELAçõES ENTRE ALUNOS COM E SEM DEFICIêNCIA
  • NA SALA DE AULA INCLUSIVA
  • OUTROS ASPECTOS E ATORES DA INCLUSãO ESCOLAR
  • CONCLUSãO
  • A ESCOLA INCLUSIVA E O NOSSO MOMENTO HISTóRICO
  • LEITURA COMPLEMENTAR DO MóDULO: NãO EXISTE EDUCAçãO INCLUSIVA
Autoria e Tutoria:
Prof. Dr. Emílio FigueiraProf. Dr. Emílio Figueira - Psicólogo pela USC, pós-graduado em Educação Inclusiva, três especializações pela USP, atua há vinte anos como pesquisador-científico em instituições universitárias em duas linhas de pesquisas: Psicologia e Deficiência e Psicologia da Arte. Consultor em ambas as áreas. Têm 65 artigos científicos e 20 livros individuais publicados no Brasil e exterior. Doutorado em Psicanálise e extensão universitária em Docência do Ensino à Distância. Site pessoal: www.emiliofigueira.com.


Somos Associados ABEDCertificação: Todos os certificados serão emitidos pela UnicEAD em parceria com a OSCIP Associação Brasileira de Medicina Psicossomática do Distrito Federal – ABMP/DF, em conformidade com a legislação vigente sobre cursos livres de atualização profissional e por isso está isento de qualquer reconhecimento. Base legal: Lei de Cursos Livres, nº. 9394/96 art. 67 e 87, inciso III e Parecer nº. 64/2004 - CEDF.

IMPORTANTE: Como cada participante tem seu tempo de estudo personalizado, a emissão do certificado deverá ser solicitada individualmente por e-mail: secretaria@unicead.com.br.


180 horas!
Acesso por 1 ano!
Investimento total: R$ 289,00
ou 4x de R$ 72,25

sem juros no cartão de crédito!


Este site utiliza o PagSeguro da UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do texto? Tem alguma consideração a fazer? Pro favor, quero saber sua opinião!

Cartilha sobre burnout em professores. Distribua!

Qual assunto te interessa mais?