Procure meus artigos por palavra-chave

domingo, 28 de junho de 2009

Equilíbrio entre egoísmo e altruísmo.


Prof. Chafic Jbeili – psicanalista e psicopedagogo

Nada é tão ruim ou tão bom quanto parece. A diferença entre o remédio e o veneno está na dosagem. Não é o caminho dos extremos o mais adequado, mas o do equilíbrio. Luther king disse que “aprendemos a voar como os pássaros, a nadar como os peixes; mas não aprendemos a simples arte de vivermos juntos como irmãos”. Eu creio que a maior dificuldade humana não seja a da convivência em si, mas a manutenção do equilíbrio em tudo que faz e em tudo que se é ou gostaria de ser. O ser humano é desequilibrado por natureza. é a educação familiar e social que irá estabilizar ou não seus indivíduos.

A criança em seus primeiros anos de vida tem como referência o seu próprio organismo e, portanto, é egocêntrica. Todas as coisas e pessoas giram ao redor dela e, por isto, entende que está no centro de tudo e de todos. Esta é uma posição muito interessante, tanto que muitas pessoas insistem manter-se no epicentro de sua própria vida e, assim, tornam-se adultos com comportamento infantilizado e socialmente desequilibrado. A pessoa egoísta privilegia constante e sistematicamente seus interesses, necessidades e desejos ignorando aquilo que é importante para as outras pessoas.

A criança egoísta pode torna-se o adulto que tenta, a todo custo, manter-se não apenas no epicentro da sua própria vida, mas mantém fixação em ser o centro da vida dos outros, gerando conflitos de toda ordem, a exemplo de homens e mulheres possessivos, ciumentos, controladores, apegados às pequenas coisas e avarentos, simplesmente porque não aprenderam compartilhar seus brinquedos na infância e agora, na vida adulta, não conseguem compartilhar nada e por isto também não conseguem cooperar coletivamente.

Enquanto o egoísmo está associado ao princípio individualista e, portanto, a toda cultura que privilegia o indivíduo em detrimento do outro, a exemplo do capitalismo e do competitivismo, o altruísmo está conexo ao princípio da coletividade e, portanto, às culturas que têm como filosofia o convívio harmônico e igualitário entre as pessoas, a exemplo das famílias, algumas religiões e da idéia cooperativista. Lembrando que dar ao outro o que se quer ao invés daquilo que o outro precisa é um disfarce do egoísmo e não altruísmo genuíno.

Quando duas ou mais pessoas individualistas se unem dentro de um grupo maior formam-se os chamados blocos de interesse, também conhecidos como gangues de bairro, bancadas políticas, panelinhas etc; variando apenas de tamanho, objetivos e modos de agir para conseguir o que querem. Semelhantemente, quando duas ou mais pessoas altruístas se unem, formam-se as “forças tarefas”, dando origem a movimentos do tipo resgate, busca e salvamento, projetos sociais, mutirão, missões etc.

Observe o sofrimento de uma pessoa de índole altruísta quando está em um grupo de filosofia individualista. Lembre agora a confusão que uma pessoa egoísta causa quando tem acesso ao cargo de liderança dentro de um grupo de ideais cooperativistas; geralmente causa dissensões, desavenças e facções, minando a produtividade do grupo, seja este grupo uma equipe de trabalho, igreja ou mesmo uma família. Os dois casos são terríveis!

Saindo da análise comportamental e adentrando os aspectos psíquicos dos hábitos egoístas e altruístas, pode-se dizer que - no âmbito psicológico - o egoísmo é uma espécie de “assassinato” e o altruísmo uma espécie de “suicídio”. No primeiro caso o sujeito “mata” o outro em sua mente para se dar bem; no segundo caso o sujeito “se mata” para o bem do outro.

é preciso buscar equilíbrio nos pensamentos egoísticos e altruísticos sem que se chegue aos extremos, pois a questão não é “matar” ou “morrer”, mas viver bem sabendo que aquilo que é seu virá para você e aquilo que é do outro, o homem não toma!

Um comentário:

  1. Adorei este artigo muito forte mesmo,aquele comentario do Reverendo Luther King diz tudo. E um previlegio ler o que voce escreve.Debora Amaral,academica de Psicoteologia e Psicanalise da Sociedade Psicanalista Miesperanza polo Rio das Ostras Dia 21/08/09

    ResponderExcluir

Gostou do texto? Tem alguma consideração a fazer? Pro favor, quero saber sua opinião!

Cartilha sobre burnout em professores. Distribua!

Qual assunto te interessa mais?