Procure meus artigos por palavra-chave

terça-feira, 21 de abril de 2009

Humildade e vitória.


Humildade e vitória.
Chafic Jbeili – www.chafic.com.br

Conta a história, havia um macaco muito orgulhoso que resolveu subir a mais alta e proibida das árvores como forma de testar sua autoconfiança e também para conseguir o reconhecimento e respeito de todos seus parentes e colegas, pois este era o seu sonho de vida.

Quando o macaco estava quase chegando ao topo encheu-se de si mesmo, antecipou sua vitória e subestimou os riscos existentes na etapa final de sua empreitada. Não deu outra! O macaco escorregou e caiu como bola repicando nos galhos da gigantesca árvore. Arranhou e machucou costelas, braços, pernas, cabeça e todo o corpo, até que conseguiu - com o rabo - se agarrar desesperadamente em um dos últimos galhos, protelando sua queda ao solo.

Dependurado pelo rabo e a quatro metros do chão, o assustado macaco mantinha incólume sua soberba. Com o corpo e o orgulho feridos, permaneceu recolhido, triste, sem deixar transparecer suas dores, mas também não conseguia se ajeitar para descer o restante da árvore, pois seus braços e pernas estavam muito feridos e seu sonho parecia haver morrido no acidente.

Ele permaneceu ali por alguns dias e as feridas internas e externas só iam se agravando. Os outros macacos bem que tentavam lhe dar água e comida, mas ele ainda estava muito alto para ser ajudado. Até que um macaco ancião disse-lhe: filho, acabe de cair para que possamos ajudá-lo. Se permanecer aí, como está, morrerá como fracassado, mas se acabar de cair, poderemos ajudá-lo e então poderá tentar novamente quando estiver recuperado. O macaco, com muito custo, aceitou a proposta. Soltou o rabo, despencou e desmaiou de tanta fraqueza e vergonha.

Quando acordou estava limpo, alimentado e com as feridas pensadas. Utilizou da derrota para tirar lições e planejou melhor sua nova empreitada na escalada da grande árvore. Pouco tempo depois partiu determinado, melhor preparado e finalmente conseguiu realizar sua proeza. Na descida, pisou o solo em segurança e foi aclamado por todos. Havia realizado seu sonho porque havia aprendido dominar seu orgulho e exercitar sua humildade!

Moral da história: Quantas pessoas estão presas pelo rabo (orgulho), com o corpo e a alma feridos, mas se mantém inatingíveis, inajudáveis? Permanecem silenciosas ou lamuriosas; ariscas ou extremamente passíveis; frustradas, deprimidas por causa de seus fracassos e não se permitem acabar de cair para que possam ser ajudadas e assim recobrar suas forças e elaborar melhor nova investida em sua empreitada de vida.

Quantos sonhos essas pessoas têm presos pelo rabo (orgulho), só porque não deu certo a primeira, a segunda ou a terceira vez? Um sonho não acaba nunca. Ele permanece latente até ser realizado! Por isto as pessoas não deveriam nunca desistir de seus sonhos. Não é o acidente de percurso que invalida um sonho, mas deixar de acreditá-lo por não o ter realizado, ainda. Não é a derrota motivo de vergonha, mas viver nela, justificando-a sempre.

É preciso vencer o orgulho e exercitar a humildade, como fez o macaco quando decidiu desenrolar o orgulho e acabar de cair. É preciso permitir que as pessoas nos alcancem e nos ajudem, nos dêem apoio e forças para continuar. As maiores mudanças internas acontecem no exercício da humildade.

Como bem disse o escritor e diretor de cinema George Arliss: “A humildade é a única sabedoria verdadeira pela qual nós preparamos nossas mentes para todas as possíveis mudanças da vida."

Desejo a você uma semana suficiente, repleta de humildade e vitória!

Abraços, fraternos,

Chafic
Prof. Chafic Jbeili
Psicanalista e Psicopedagogo
Diretor e editor Chafic.com.br - www.chafic.com.br
Diretor-executivo ABMP/DF - www.abmpdf.com
Presidente Sopensar - sopensardf.blogspot.com

www.Chafic.com.br
Suporte e formação continuada para educadores
(61)3377-9175 | (61)8490-3648 | chafic@chafic.com.br
www.chafic.com.br - Brasília-DF | Brasil

Um comentário:

  1. Dizem que podemos conhecer melhor uma pessoa pela sua disposição em escrever. Tenho lido seus artigos e acompanhado seu trabalho há pouco, mais sinto grande simpatia por você. Creio que podemos ser amigos além da esfera intelectual, porque acredito que pessoas são um conjunto. Um conjunto que se valoriza com a disposição em escrever.
    Obrigada pela sua referência em meu Blog.
    Sugestão: escreva algo sobre o que você acredita ser valoroso no conjunto de formação do ser humano.

    ResponderExcluir

Gostou do texto? Tem alguma consideração a fazer? Pro favor, quero saber sua opinião!

Cartilha sobre burnout em professores. Distribua!

Qual assunto te interessa mais?