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terça-feira, 29 de junho de 2010

Por onde andam as amélias?

 
Por onde andam as amélias? 
Prof. Chafic Jbeili - www.unicead.com.br
Amélia: Um clássico do samba! Originado em 1942 da mente de Mário Lago e de Ataulfo Alves, dizia: “Nunca vi fazer tanta exigência. Nem fazer o que você me faz. Você não sabe o que é consciência. Não vê que eu sou um pobre rapaz? Você só pensa em luxo e riqueza. Tudo o que você vê, você quer. Ai, meu Deus, que saudades da Amélia. Aquilo sim é que era mulher. Às vezes passava fome ao meu lado. E achava bonito não ter o que comer. E quando me via contrariado Dizia: Meu filho, o que se há de fazer? Amélia não tinha a menor vaidade. Amélia é que era mulher de verdade”.

Na música, o contraste da sua atual mulher, uma dondoca insensível, exigente e insuportável sua ex deixa o artista saudoso de, chamada Amélia. Durante muito tempo este nome foi pseudônimo da mulher ideal. Aquela mulher compreensiva e que nos momentos de recessão não reclamava, mas ajudava superar crises. Já o sambista Wilson Batista parecia querer enfatizar mais o machismo da época em "Emília" – "Eu quero uma mulher que saiba lavar e cozinhar. E que de manhã cedo me acorde na hora de ir trabalhar...".

Entre umas e outras a busca pela mulher ideal vem de tempos muito mais remotos do que as décadas de 40 e 50. Adão já havia importunado Deus reclamando: “A mulher que tu me destes...” E hoje? Quem pode chamar sua mulher de Amélia? Ou, qual mulher se esforça para isso ou, ao menos, gostaria de ser chamada de Amélia? A Bíblia diz que “A mulher sábia edifica o seu lar...”, mas quem é a mulher sábia? A que teme ao Senhor? Isso pode ser o “princípio da sabedoria”, mas certamente não encerra a plenitude da sabedoria feminina em suas várias funções e diversidade de papeis sociais.

A executiva vaidosa de hoje é a neta moderna da Amélia dos anos 40 e filha da mulher delicada, chique e criativa dos anos 60. A inversão de valores; a deserção do homem interpretada como “modernização” de seus papeis extinguiram a Amélia, e a representação deste pseudônimo tornou-se antiquada e indesejada. Passar e lavar é coisa para máquinas. Comer no self-service é mais econômico. E que Wilson Batista compre um despertador se quiser levantar mais cedo.

Ainda que a mulher de hoje fosse a Amélia de ontem, isso por si só não bastaria. O homem de hoje também está muito mais exigente e “mal-acostumado” com a flexibilidade da vida moderna. A “amélia” de hoje seria apenas a essência de uma mulher polidinâmica.

A mulher ideal de hoje, não pode mais ser apenas a Amélia de ontem. Ela precisa incorporar outras personalidades para garantir o sucesso de seu relacionamento: Além da compreensão e humildade da “Amélia” e seu carinho materno em tempos de crise, precisa dispor, mesmo que de vez em quando, da maestria culinária de uma “Tia Anastácia” na cozinha. Precisa ser a “Tiazinha” ou a “Feiticeira” no quarto do casal e uma “Madre Tereza” no quarto dos filhos. Na sala, deve esbanjar a diplomacia e a intelectualidade de “Marília Gabriela”. E por aí vai...

De outra forma, qualquer falta de interesse ou destreza em se adaptar à esta forma multifacetada de ser a mulher ideal de seu amado, você o estimulará a persistir na busca e nas aventuras por cada e com cada uma destas brilhantes mulheres, ícones temáticos de nossa sociedade, em diferentes lugares e em diferentes tempos. Mal sabendo que você pode ser todas elas sem deixar de ser você mesma. Pois acredito que há uma Amélia, uma Tiazinha, uma Madre Tereza e uma Marília Gabriela adormecida dentro de cada mulher, pronta para despertar. A sabedoria apenas ajudará na escolha do lugar e tempo certo!

Prof. Chafic Jbeili
Consultor vivencial, Psicanalista, Psicopedagogo e Escritor.

CONSULTORIA - CURSOS - OFICINAS - PALESTRAS
Formação continuada e qualificação profissional
e-mail: chafic.jbeili@gmail.com
Montes Claros(MG) | Brasil

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Docilidade é essencial!


Docilidade é essencial!
Prof. Chafic Jbeili – www.unicead.com.br


Quando a gente fala em pessoa bruta é comum vir à mente a imagem daquela pessoa grandalhona, rude, grosseira, mas nem sempre isso é verdade. O bruto pode ser algo de aparência bem singela, delicada, com aspecto meigo, mas realmente as aparências enganam tal qual o gato mosqueteiro no filme Shrek: Faz carinha de inofensivo e de repente desembainha a espada mostrando-se agressivo e feroz.


No filme “A espera de um milagre” o ator Tom Hanks interpreta um guarda penitenciário que executa a pena de morte de um inocente condenado pela sua aparência rude e ameaçadora. O filme, baseado num livro de Stephen King, relata o dilema moral entre a verdade sobre o fato criminoso e o preconceito sofrido por um dos condenados que, apesar da altura e aparência assustadora, tem alma de criança e o dom especial de curar.


Eu citei os dois filmes, pois ilustram exatamente a idéia central que quero expor neste texto. O contraste entre o real e o aparente capaz de nos confundir e nos fazer decepcionar com muitas pessoas ao longo de nossas vidas. Certa vez abaixei para olhar nos olhos de uma linda criança e ao tecer elogios ela me cuspiu na cara, os pais apenas riram. Adultos também fazem isso, mas substituem a saliva pelas palavras e expressões mais duras que encontram.


Essa decepção é algo que aparece nos relacionamentos com o tempo e, sobretudo, com a intimidade. Quando se descobre que aquela pessoa aparentemente doce é realmente uma toupeira, então resta a angústia da ingrata surpresa: a estupidez interna mascarada pela delicada feição vem à tona com toda sua pujança. O que era doce se acabou!


Aqui não cabe silogismo. Nem tudo que é belo por fora é bruto por dentro e vice-versa, porém há que se considerar as exceções e cuidar para prevenir-se delas ou aprender lidar com a reação indesejada da desconfortável descoberta.

Lembra do filme “Um anjo malvado”? Aquela criança de rosto angelical apresentava comportamento psicopata. E o filme “Dormindo com o inimigo”? Um cavalheiro carinhoso se mostra o algoz de sua esposa. Os filmes, assim como a vida estão cheios dessas belezas monstruosas. Agradáveis por fora, estúpidos por essência. Tudo é uma questão de tempo!


Infelizmente as pessoas são atraídas pela aparência e depois traídas pela realidade. O coração passa a desejar tudo aquilo que os olhos deslumbram até que o tempo possa revelar o que nos assusta de verdade: A falta de afabilidade em quem porta aparência angelical; ou seja, não é a feiúra estética que nos assusta, mas a debilidade de afetividade nas pessoas que a primeira vista nos parecem belas e atraentes.


Como é terrível estar, viver ou simplesmente trabalhar com pessoas que não temperam as palavras com amorosidade e, ao contrário, (co)respondem como quem cospe verbos bem articulados semelhantes a rajada de pedras.

O sujeito iracundo é um porre. Uma carne de pescoço. Apático e irascível, recolhe-se nas lembranças de uma infância emocionalmente miserável. Carente de tudo e de todos suas reações são quase sempre desproporcionais aos estímulos que recebe. Não desenvolveu inteligência social suficiente para escolher a melhor das várias formas que se tem para dizer ou fazer a mesma coisa. Prefere sempre fazer as coisas conforme o seu jeito estúpido de ser!


O grande sábio Salomão já advertia “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” [...] “A Língua dos sábios adorna o conhecimento, mas a boca dos insensatos derrama a estultícia”.


O pintor Michelangelo disse que "Uma coisa bela nunca causa tanta dor quanto quando não se pode ouvi-la nem vê-la". O jeito torpe de ser e falar encobre qualquer beleza mais aparente, causando ao interlocutor uma dor que não se pode explicar.


A estupidez é característica das crianças que cresceram sem desenvolver adequadamente suas emoções e por isso exprimem da pior forma possível suas opiniões e sentimentos. Quando alguém é privado de afeto na infância dificilmente se tornará um adulto amável e afável. Acabam solitários, sem amigos nem ninguém, pois raramente percebem que para conviver socialmente é necessário se desenvolver emocionalmente à despeito da criação que receberam.

Até marimbondo que escolhe viver com as abelhas pode aprender fazer mel. Parafraseando Vinicius de Moraes, os brutos e estúpidos que me perdoem, mas docilidade é essencial!

Abraços,

Prof. Chafic Jbeili

Consultor vivencial, Psicanalista, Psicopedagogo e Escritor.

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e-mail: chafic.jbeili@gmail.com
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quarta-feira, 16 de junho de 2010

Curso Interpretação de Desenhos



Comprando este curso, presencial ou à distância, você receberá inteiramente grátis outro curso 80 horas "Importância do Lúdico para a aprendizagem", além de material EAD: Apostila eletrônica, slides online, videos online e leituras complementares inclusos na sala virtual e certificado impresso enviado ao final do curso para seu endereço via Correios!



"O curso contribuiu muito na minha formação como educadora especial e psicopedagoga. Sempre vi o desenho como um instrumento valioso na avaliação e intervenção com as crianças que trabalho, mas agora sinto que tenho as ferramentas necessárias para explorar melhor essa linguagem". (Betânia Moraes - Educadora Especial e Psicopedagoga)
LER MAIS OPNIõES DE ALUNOS
Leitura do Desenho Infantil
Interpretação de desenhos em abordagem psicopedagógica
áreas: Magistério, Ministério com crianças, Pedagogia, Psicopedagogia, Psicologia, Psicanálise.
Nível: Curso livre de atualização e qualificação profissional.
Objetivo: Oferecer atualização temática a acadêmicos e profissionais de nível superior, interessados no estudo do construto infantil e na aplicação prática da leitura dos desenhos para potencializar os processos ensino-aprendizagem e intervenções psicopedagógicas. Não se trata de técnica psicodiagnóstica cujas prerrogativas de estudo e aplicação são restritas a médicos e psicólogos. A abordagem é meramente psicopedagógica e de inspiração psicanalítica.
Público-alvo: Acadêmicos em fase de graduação ou especialização; Mestrandos; Doutorandos e Profissionais da Educação Infantil, Pedagogia, Arte terapia, Psicanálise, Psicologia, Serviço Social, Sociologia Clínica, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e demais estudiosos interessados pela temática e pesquisa sobre o construto infantil com ênfase no desenho.
Duração estimada: Mínimo 15 dias, máximo 180 dias.
Metodologia EAD: Você acessa o AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, estuda nas horas de sua conveniência, participa dos fóruns de estudo e tem até seis meses (180 dias) para apresentar as atividades avaliativas.

Carga horária 1: A DISTâNCIA: 80 horas.
Quem for fazer o curso somente à distância já pode efetuar o pagamento e iniciá-lo imediatamente.
Carga horária 2: SEMI-PRESENCIAL MOC: 80 horas, sendo um encontro presencial no dia 26/06 (10h/a) e 70 h/a em atividades indiretas, leitura de livros, artigos, textos complementares, pesquisas, interação em fórum na internet, além da coleta e leitura de três desenhos para fins avaliativos. Os participantes do curso presencial terão acesso ao curso em EAD por mais 06 (seis) meses.
Data de início no EAD: início imediato à inscrição sem necessidade de esperar formar turmas (exceto presencial). Você paga, preenche a ficha de inscrição e recebe orientações iniciais por e-mail.
Data de início turma EAD: Imediato!.
Data de início turma presencial MONTES CLAROS: 26/06 - das 8h às 17h.
LOCAL: Câmara de Dirigentes Lojistas de Montes Claros:
Av. Doutor Sidney Chaves, 447, Auditório do 2º andar (Dois lances de escada / sem elevador).
 
Opção de hospedagem para quem vem de outras cidades:
Pousada SESC/Montes Claros: (38) 3221-1018 - CLIQUE AQUI

Av. Deputado Esteves Rodrigues, 1124 - Centro - CEP 39400-215, Montes Claros - MG
Telefone: (38) 3221-1018 - Fax: (38) 3221-6555

(Despesas com hospedagem, locomoção e alimentação não estão inclusas no valor do curso)

CURSO PRESENCIAL com Apenas 50 vagas (capacidade do auditório II)
. Participação estará garantida somente com pagamento e inscrição devidamente realizados. Inscrições de última hora somente serão aceitas caso haja vagas remanescentes ou desistências.
Pré-Requisitos: Estar cursando ou ter concluído curso superior, mestrado ou doutorado nas áreas de Educação ou Saúde. Ter noções básicas de informática e internet para acessar os arquivos em biblioteca virtual, participar de Fóruns e abrir documentos em Word e PDF.
Tópicos abordados:
1)       Teorias do construto infantil;
2)       Fases do desenho infantil;
3)       Quadrantes da folha e seus significados;
4)       Cores: o que elas podem indicar?;
5)       Textura: energia e pressão no desenhar;
6)       Formas: análise geométrica das figuras;
7)       O desenho e avaliação psicopedagógica.
Tutoria: O facilitador neste curso será o Prof. Esp. Chafic Jbeili - Psicanalista, Psicopedagogo e Escritor. O prof. Chafic Jbeili utiliza recursos da psicanálise e da psicopedagogia para aprimorar processos de ensino-aprendizagem, desenvolver habilidades profissionais e descobrir potenciais humanos, tais como a capacidade de liderança, o trabalho em equipe, a motivação e a inteligência emocional aplicada em produtividade e resultados. Especialista em Psicopedagogia Clínica pela FACETEN/RR; psicanalista clínico pelo Instituto IMPAR; autor do livro Superando o Desânimo; membro fundador da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática do Distrito Federal; professor convidado dos cursos de pós-graduação em Psicopedagogia e Docência do Ensino Superior do Instituto Educacional Multidisciplinar de Brasília – IMPAR e das Faculdades Santo Agostinho de Montes Claros; autor e tutor de diversos cursos nas modalidades presenciais e a distância pela UnicEAD. leia mais
Certificação: O certificado de conclusão (ver modelo) será emitido pela UnicEAD - Unique Tutoria e Mediação Didática Ltda. Somos associados da ABED - Associação Brasileira de Ensino a Distância e  ABMPDF - Associação Brasileira de Medicina Psicossomática do Distrito Federal. A emissão do certificado está de acordo com o que prevê a legislação vigente sobre cursos livres de atualização profissional e por isso está isento de qualquer reconhecimento. Sua base legal está na Lei de Cursos Livres, nº 9394/96 art. 67 e 87, inciso III e Parecer nº 64/2004 - CEDF..
Investimento:
Valor normal do curso para modalidade presencial é de R$440,00. Confira preços promocionais.
Oferecemos 50% desconto para grupos a partir de 3 pessoas, educadores, acadêmicos e associados CDL. GANHE TAMBéM DESCONTO REGRESSIVO POR ANTECIPAçãO DE PAGAMENTO:
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Acadêmicos, Educadores,
Grupos a partir de três pessoas e
Associados CDL

Apenas R$119,00
em até 4X R$29,75
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sem juros no cartão de crédito!
PRORROGADO até 21/06
Pagamento de 22/06 até 25/06
Pagamento a partir de 26/06
R$119,00 (em até 4X R$29,75)
R$199,00 (em até 4X R$49,75)
R$220,00 (em até 4X R$55,00)




SOLICITE INFORMAçõES PELO ATENDIMENTO ONLINE:


Segunda à sexta das 14h às 19h
Ou pelo telefone (38)3082-0876
Ou pelo e-mail: secretaria@unciead.com.br

Faça sua pré-matrícula (reserva) neste curso.
Preencha o formulário abaixo:

A participação estará garantida somente com a realização do pagamento e
confirmação da vaga pelo tel (38)3082-0876
.

Assunto
Nome Completo
Formação
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Telefones de Contato:
e-mail (confira!)
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segunda-feira, 14 de junho de 2010

Educação Inclusiva


180 horas!
Acesso por 1 ano!
Investimento total:
R$ 289,00

ou 4x de R$ 72,25

sem juros no cartão de crédito!


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EDUCAçãO INCLUSIVA (180h/a)

CURSO LIVRE EAD - Cursos livres são isentos de reconhecimento pelo MEC. leia mais >>

Apresentação:
Sendo um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular, a Educação Inclusiva é uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade de alunos. é uma abordagem humanística, democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.

Nesse processo, Educação Inclusiva atenta a diversidade inerente à espécie humana, busca perceber e atender as necessidades educativas especiais de todos os sujeitos-alunos, em salas de aulas comuns, em um sistema regular de ensino, de forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos.

Uma prática pedagógica coletiva, multifacetada, dinâmica e flexível requer mudanças significativas na estrutura e no funcionamento das escolas, na formação humana dos professores e nas relações família-escola, resultando em uma força transformadora, apontando para uma sociedade inclusiva.
áreas: Educação e Saúde de modo geral

Nível: Curso livre de atualização profissional.
Objetivo: Com uma filosofia bem definida e mundial, este curso tem por objetivo introduzir a pessoa no universo do ensino inclusivo, o qual não deve ser confundido com educação especial, que se apresenta numa grande variedade de formas incluindo escolas especiais, unidades pequenas e a integração das crianças com apoio especializado. A Educação Inclusiva é desde sua origem um sistema educacional voltado às crianças com deficiência e/ou com necessidades educacionais especiais que estão fora do ensino regular, baseado na crença de que as necessidades dessas crianças não podem ser supridas nas escolas regulares.

Público-alvo: Acadêmicos em fase de graduação ou especialização; Mestrandos; Doutorandos e Profissionais da Educação: Professores, diretores, pedagogos, psicólogos, psicopedagogos e pessoas em geral interessadas nesta temática.
Competências Adquiridas. Ao término do curso o participante estará apto a:
  • identificar as bases históricas, as legislações e conceitos básicos da Educação Inclusiva.
  • identificar as características de cada tipo de aluno com necessidades educacionais especiais e as dicas pedagógicas para cada um;
  • elaborar as estratégias pedagogias e executá-las na elaboração e andamento de uma sala de aula inclusiva;
  • ser um agente multiplicador do conceito e filosofia da Educação Inclusiva.
Duração estimada: Mínimo 15 dias, máximo 180 dias, conforme disponibilidade de tempo e participação de cada aluno. Curso individual e o participante não precisa acompanhar a turma.
Metodologia: Os participantes acessarão o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) pela internet (plataforma Moodle) onde poderão visualizar e baixar apostila, textos complementares, slides de apresentação, videos, além de interagir com o tutor e demais participantes via Fórum em atividade assíncrona, ou seja, cada qual estudará individualmente e acessará o AVA em horário de sua conveniência, tendo até seis meses para completar as atividades avaliativas e requerer o certificado.
Carga horária: 180 horas | Totalmente à distância.
Data de início: Início imediato à inscrição sem necessidade de esperar formar turmas. Você paga, preenche a ficha de inscrição e recebe orientações iniciais por e-mail.

Pré-Requisitos: Estar cursando ou ter concluído curso superior, mestrado ou doutorado nas áreas de Educação ou Saúde. Ter noções básicas de informática e internet para acessar os arquivos em biblioteca virtual, participar de Fóruns e abrir documentos em Word e PDF.
Conteúdo Programático:

MóDULO I - EDUCAçãO INCLUSIVA: HISTóRIA, CONCEITOS E LEGISLAçõES:
  • DO ASSISTENCIALISMO à EDUCAçãO INCLUSIVA
  • DA EDUCAçãO ESPECIAL à EDUCAçãO INCLUSIVA
  • EDCAçãO INCLUSIVA: LEGISLAçãO INTERNACIONAL E NACIONAL
  • LEITURA COMPLEMENTAR DO MóDULO: PRINCIPAIS DOCUMENTOS QUE FUNDAMENTAM A EDUCAçãO INCLUSIVA
MóDULO II - QUEM SãO OS ALUNOS A SEREM INCLUíDOS
  • A PESSOA COM DEFICIêNCIA E SUA REALIDADE NAS ESTATíSTICAS BRASILEIRAS
  • OS ALUNOS A SEREM INCLUíDOS
  • DEFICIêNCIAS FíSICAS, NANISMO, POLIOMELITE, PóS-PóLIO, ESCLEROSE MúLTIIPLAS E PARALISIA CEREBRAL
  • DEFICIêNCIAS SENSORIAIS: VISUAL, AUDITIVA E MúLTIPLAS DEFICIêNCIAS
  • DEFICIêNCIA INTELECTUAL, SíNFROME DE DOWN, HIPERATIVIDADE, DISLEXIA, AUTISMO, SíNDROME DE ASPERGER E ALTAS HABILIDADES
  • LEITURA COMPLEMENTAR DO MóDULO: AVALIAçãO DIAGNóSTICA: Identificar problemas e planejar soluções
MóDULO III - FATORES PEDAGóGICOS DA EDUCAçãO INCLUSIVA
  • ASPECTOS PSICOLóGICOS DA INCLUSãO ESCOLAR
  • AS PESSOAS COM DEFICIêNCIA INTELECTUAL
  • INCLUãO Já NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA
  • MUDANçAS ARQUITETôNICAS E O PAPEL DO PROFESSOR
  • O PROJETO PEDAGóGICO, AS ADAPTAçõES CURRíCULAES E AS RELAçõES ENTRE ALUNOS COM E SEM DEFICIêNCIA
  • NA SALA DE AULA INCLUSIVA
  • OUTROS ASPECTOS E ATORES DA INCLUSãO ESCOLAR
  • CONCLUSãO
  • A ESCOLA INCLUSIVA E O NOSSO MOMENTO HISTóRICO
  • LEITURA COMPLEMENTAR DO MóDULO: NãO EXISTE EDUCAçãO INCLUSIVA
Autoria e Tutoria:
Prof. Dr. Emílio FigueiraProf. Dr. Emílio Figueira - Psicólogo pela USC, pós-graduado em Educação Inclusiva, três especializações pela USP, atua há vinte anos como pesquisador-científico em instituições universitárias em duas linhas de pesquisas: Psicologia e Deficiência e Psicologia da Arte. Consultor em ambas as áreas. Têm 65 artigos científicos e 20 livros individuais publicados no Brasil e exterior. Doutorado em Psicanálise e extensão universitária em Docência do Ensino à Distância. Site pessoal: www.emiliofigueira.com.


Somos Associados ABEDCertificação: Todos os certificados serão emitidos pela UnicEAD em parceria com a OSCIP Associação Brasileira de Medicina Psicossomática do Distrito Federal – ABMP/DF, em conformidade com a legislação vigente sobre cursos livres de atualização profissional e por isso está isento de qualquer reconhecimento. Base legal: Lei de Cursos Livres, nº. 9394/96 art. 67 e 87, inciso III e Parecer nº. 64/2004 - CEDF.

IMPORTANTE: Como cada participante tem seu tempo de estudo personalizado, a emissão do certificado deverá ser solicitada individualmente por e-mail: secretaria@unicead.com.br.


180 horas!
Acesso por 1 ano!
Investimento total: R$ 289,00
ou 4x de R$ 72,25

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domingo, 13 de junho de 2010

A conectividade gera sucesso!



A conectividade gera sucesso!
Prof. Chafic Jbeili – www.unicead.com.br


Qualquer produção significante só é possível mediante alguma conectividade. O que poderá produzir a melhor equipe de colaboradores se não estiverem conectados entre si? Que aprendizado poderá promover a melhor equipe de educadores se não estiver em conectividade com os educandos? Quão efêmeros serão os relacionamentos social, conjugal, educacional ou profissional se as pessoas não se dispuserem a conectar-se entre si?

A falta de conectividade pode gerar a esterilidade que sobra nas mais rotineiras produções, palavras e ações.



Conectividade é um estado de união entre duas ou mais pessoas formando uma rede interativa e sinérgica. A conectividade requer influência mútua, ação recíproca, às vezes em tempos distintos e às vezes simultâneos. Sem conectividade não há afinidade e sem afinidade não pode haver vínculos, e sem vínculos não pode haver comunicação eficaz que, por sua vez, causa a essencial comunhão produtiva. Sem conectividade entre as partes teoricamente comprometidas não haverá proveito em quase nada que se produza de fato, de verdade e de direito.

Tudo que acontece fora do habitual e, por alguma razão, parece fundir uma pessoa a um objeto ou a outra(s) pessoa(s) é conectividade. As experiências mais marcantes e duradouras são oriundas de relações conexas e bem engendradas: O educando que apreende a lição e se apaixona pela matéria lecionada; os enamorados que se alimentam da lembrança um do outro; o turista que para extasiado ante a deslumbrante paisagem; o leitor que se apega ao livro etc.

Conectividade gera o insight produzido no cenário analítico; gera a química da paixão à primeira vista; gera a identificação do fã com seu ídolo; gera o religare entre o homem e Deus; gera a compreensão do educando que elabora o ensinamento mediado pelo mestre que leciona; gera no vendedor de sucesso a satisfação da necessidade real de seu cliente; gera no leitor o fascínio pela história escrita; gera no líder a disposição de servir, mais do que ser servido.

O entusiasmo e o afeto sustentam a conectividade até certo ponto, depois é a conectividade que sustentará ambos.



Quanto menos conectividade mais sem graça e irrelevante serão os objetos e os indivíduos. Mais apáticas serão as relações pessoais, tal qual mais insignificante serão para si as pessoas conhecidas, quem dirá as estranhas. Quanto mais conectividade, mais fascinante será aquilo que se faz e muito mais vibrantes serão as relações, seja entre par educativo, entre sócios empresários, entre colegas de trabalho, entre consortes e até entre estranhos no primeiro contato.

Conectividade exige tempo de qualidade, apreço, empatia, simpatia, humildade, desprendimento e generosidade, tudo junto, traduzido no gesto de parar e pensar o outro como jóia de diamante na vitrine da vida. Exige ouvir o outro nas brechas de seu silêncio. Exige ler o outro em suas expressões não verbais. Quem tem esse preparo? Quem tem essa disposição? Quem quer ser o expectador do diamante ou o leitor do livro quando na verdade a maioria quer ser o diamante cobiçado ou livro apreciado? Um objeto não anseia outro objeto, pessoas sim! Por isso perdem frequentemente a conectividade.

A conectividade que nos falta é fruto de uma vida corrida, absurda e irracionalmente competitiva, mas também de uma cultura hipócrita, cujas crianças são educadas para se darem bem sempre, a despeito do que façam, desde que pareçam socialmente admiráveis e respeitáveis. Esmeram-se na arte da esquiva e dissimulação, mais do que na conectividade.

Conectividade gera completude e bom senso, enquanto a desconexão gera individualidade, no sentido mais pejorativo e egoísta da palavra. A pessoa conectada é mais assertiva em suas colocações e intervenções, enquanto a pessoa desconectada mal sabe a hora de falar ou de calar, cometendo toda sorte de ações desastradas e indiscrições. Isso vale para a sala de aula em colapso; para o improdutivo grupo de trabalho ou para o matrimônio em convulsão. é tudo falta de conectividade!

A desconexão entre pessoas é uma estratégia vigarista para fragilizar os grupos de influência. Essa estratégia interessa muito a quem precisa de pessoas fracas, indecisas, vulneráveis e suscetíveis ao sugestionamento.

As personalidades mais expressivas e mais bem sucedidas da história da humanidade mantinham elevada qualidade de conectividade com as pessoas à sua volta, com suas metas pessoais e com os interesses comuns mais sublimes. A conectividade é quem torna sublime aquilo que se é e que se faz em conjunto e fortalece as pessoas dos grupos de influência.

Quer ainda mais sucesso e prosperidade em sua vida espiritual, amorosa, acadêmica ou profissional? Então conecte-se! Invista ainda mais em conectividade com as pessoas à sua volta e envolva-se com seus interesses comuns mais nobres.

Com conectividade,

Prof. Chafic Jbeili
Consultor vivencial, Psicanalista, Psicopedagogo e Escritor.

CONSULTORIA - CURSOS - OFICINAS - PALESTRAS
Formação continuada e qualificação profissional
e-mail: chafic.jbeili@gmail.com
www.chafic.com.br | www.unicead.com.br

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Ensinando com Música

Ensinando com Música
180 Horas!
Acesso por 1 ano!
Investimento total:
R$ 289,00

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ABED
Apresentação do curso Ensinando com Música

O presente curso procura justificar o valor dos Brinquedos Cantados para a formação da cidadania da criança, bem como resgatar estes brinquedos já quase totalmente esquecidos na memória, trazendo-os para o currículo do Ensino Fundamental e salientando o uso do mesmo na Educação Infantil. Pretende-se mostrar também que estes brinquedos são elos integradores entre os aspectos cognitivos, afetivos e sociais.
áreas: Educação e Saúde de modo geral

Nível: Curso livre de atualização profissional.

Objetivo: Oferecer aos participantes do curso uma análise da importância dos Brinquedos Cantados na construção da cidadania do educando na fase escolar, bem como uma gama de atividades e conteúdos musicais .

Público-alvo: Acadêmicos em fase de graduação ou especialização; Mestrandos; Doutorandos e Profissionais da Educação: Professores, diretores, pedagogos, psicólogos, psicopedagogos e pessoas em geral interessadas nesta temática. O projeto do curso propõe como um dos princípios pedagógicos a experiência profissional, o seu trabalho, a ser constantemente observado, analisado, compreendido durante todo o processo.
Competências Adquiridas: Ao término do curso o participante estará apto a utilizar os Brinquedos Cantados como mais um recurso fundamental de grande valor educativo para o desenvolvimento das áreas cerebrais fortalecendo a interligação e coerência dos dois hemisférios cerebrais.

Duração estimada: Mínimo 15 dias, máximo 180 dias, conforme disponibilidade de tempo e participação de cada aluno. O curso é individual e o participante não precisa acompanhar os demais participantes.

Metodologia: Os participantes acessarão o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) pela internet (plataforma Moodle) onde poderá visualizar e baixar apostila, textos complementares, slides de apresentação, videos, além de interagir com o tutor e demais participantes via Fórum em atividade assíncrona, ou seja, cada qual estudará individualmente e acessará o AVA em horário de sua conveniência, tendo até seis meses para completar as atividades avaliativas.
Carga horária: 180 horas | Totalmente à distância.

Data de início: A partir de 22/06 com início imediato à inscrição sem necessidade de esperar formar turmas. Você paga, preenche a ficha de inscrição e recebe orientações iniciais por e-mail.
Pré-Requisitos: Estar cursando ou ter concluído curso superior, mestrado ou doutorado nas áreas de Educação ou Saúde. Ter noções básicas de informática e internet para acessar os arquivos em biblioteca virtual, participar de Fóruns e abrir documentos em Word e PDF.

Conteúdo Programático Previsto:
Módulo I – História da MúsicaTópico 1 – Música na Grécia Antiga
Tópico 2 – Educação Infantil na Grécia
Tópico 3 – Educação Ateniense
Tópico 4 – Origem das Notas Musicais
Tópico 5 – Uso dos instrumentos na Antiguidade
Tópico 6 – Música no Brasil

Módulo II – Música na Escola
Tópico 1 – Utilizando CD
Tópico 2 – Teóricos e a importância da Música na Educação
Tópico 3 – Linguagem Musical
Tópico 4 – Expressão Musical


Módulo III – Jogos Infantis: Brinquedos Cantados – Brinquedos do Folclore Brasileiro
Tópico 1 – O Cancioneiro Folclórico Infantil abrange
Tópico 2 – Divisão dos Brinquedos Cantados
Tópico 3 – Se a escola fosse uma orquestra
Tópico 4 – Dicas aos Cursistas

Módulo IV – Por que conhecermos os Hemisférios Cerebrais e suas características?
Tópico 1 – Características de cada hemisfério
Tópico 2 – Habilidades Associadas á Especialização de cada Hemisfério
Tópico 3 – Maneiras de Consciência de cada Hemisfério
Tópico 4 – Desenvolvimento Musical
Tópico 5 – Exercendo o Hemisfério Direito
Tópico 6 – A Capacidade de Auditiva Musical
Tópico 7 – O Poder Oculto da Música

Módulo V – Importância do Corpo no Processo Ensino – Aprendizagem
Tópico 1 – Inteligência Musical
Tópico 2 – Musical/ Rítmica
Tópico 3 – Perfil da IM
Tópico 4 – Habilidades desenvolvidas e benefícios da Música
Tópico 5 – Como desenvolver a IM
Tópico 6 – Conteúdos Curriculares da IM para Ensino Fundamental
Tópico 7 – Trabalhando em Sala de Aula com Inteligência Múltiplas
Tópico 8 – A Inteligência Musical e sua relação com a Inteligência Corporal-Cinestésica

Módulo VI – Educação Musical e suas Perspectivas
Tópico 1 – Ementa de Educação Musical
Tópico 2 – A Educação na Perspectiva Construtivista
Tópico 3 – A Educação Musical e o Desenvolvimento Cognitivo da Criança
Tópico 4 – A Educação Musical e o Desenvolvimento Afetivo
Tópico 5 – A Educação Musical e o Desenvolvimento Social da Criança

Módulo VII – Criatividade com a música de acordo com os RCEI e PCNs.
Tópico 1 – Referencial Curricular de Educação Infantil
Tópico 2 – Jogos e Brinquedos Musicais
Tópico 3 – Construção de uma Bandinha com Sucata
Tópico 4 – Parâmetros Curriculares Nacionais
Tópico 5 – Comunicação e Expressão em Música: Interpretação, Improvisação e Composição
Tópico 6 – Apreciação Significativa em Música
Tópico 7 – A música como produto cultural e histórico

Autoria e Tutoria:
Profa Liana SantosProfa. Esp. Liana Santos – Especialista em Educação Infantil pela UNEMAT – MT e Especialista em Psicopedagogia e Ciências da Educação pelo IVE – MT, professora efetiva da Prefeitura Municipal de Nova Xavantina – MT, cedida a Universidade Aberta do Brasil – Polo Educacional de Apoio Presencial como Secretaria Administrativa Acadêmica do Polo.


ABEDCertificação: Todos os certificados serão emitidos pela UnicEAD em parceria com a OSCIP Associação Brasileira de Medicina Psicossomática do Distrito Federal – ABMP/DF, em conformidade com a legislação vigente sobre cursos livres de atualização profissional e por isso está isento de qualquer reconhecimento. Base legal: Lei de Cursos Livres, nº. 9394/96 art. 67 e 87, inciso III e Parecer nº. 64/2004 - CEDF.

IMPORTANTE: Como cada participante tem seu tempo de estudo personalizado, a emissão do certificado deverá ser solicitada individualmente por e-mail: secretaria@unicead.com.br
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segunda-feira, 7 de junho de 2010

A inconveniência do Medo!

A inconveniencia do medo

Prof. Chafic Jbeili - www.unicead.com.br

Ah o medo! Na medida certa nos preserva a vida, nos faz calar na hora certa, nos faz baixar a cabeça e oportunamente recuar de uma investida fadada ao fracasso. Por causa do medo olhamos se vem carro antes de atravessar a rua.

O medo nos dá mais tempo para pensar e produzir mais pensamentos antes de uma escolha ou de uma ação importante. O medo nos preserva não apenas a vida, mas também os dentes, o emprego e o status social.

Ah o medo, quão oportuno és na justa medida! Mas quem sabe ao certo sua medida? A criança assustada que chora ao som de um repentino bater de palmas? Ou será que é aquela que teme dar os primeiros passos e se agarra em tudo? Ou ainda, aquela que exita tirar as rodinhas da bicicleta com medo de cair? Será este sabedor da justa medida o adolescente que sua frio ante a “pagação” de um mico ou será o jovem que desafia os pais arriscando perder seu amor e sua provisão? Quem de nós sabe qual a boa medida do medo?

Ah o medo, quão poderoso és na justa medida! Mas qual dos adultos conhece seus limites? Aquele que mente na entrevista de emprego para acessar o mercado de trabalho ou o trabalhador que contraria sua própria vocação para garantir o pão de cada dia? Ou ainda, aquele que abre mão de seus sonhos para poder realizar os sonhos dos outros, de um filho rebelde, ingrato?

Quem sabe ao certo a justa medida do medo? Os pais permissivos e gratificadores compulsivos por temerem não serem bons pais ou será os filhos inexperientes e chantagistas que, atentos aos medos dos pais, impõem suas exigências dizendo-os incompetentes na arte de educar?

Fora de tal medida, que é personalíssima, o medo mantém o homem refém da tentativa impedindo-o crescer; mantém pais reféns dos filhos; mantém o trabalhador refém de um sistema que não acredita mais e de um emprego rentável, embora medíocre e sem graça.

O medo fora da medida mantém mulheres mal tratadas refém de uma despensa bem provida. O medo evita o esforço e a dor ao mesmo tempo em que inibe a ação bem sucedida, coroando de glória a inércia que alenta o conforto e a comodidade do “tá tudo bem!”.

Excêntrica à justa medida o medo mantém pessoas com medo do trovão privando-as do espetacular balé dos reluzentes raios. O medo excessivo solda eternamente as rodinhas na bicicleta privando a criança experimentar a sensação de independência e liberdade. O medo do novo condena seu portador apenas ao que é trivial.

Muitos dos medos que as pessoas vivem foram implantados por idéias ou acontecimentos do passado que as fizeram sofrer e pensar que as coisas não darão certo nunca mais. Elas não querem sofrer de novo e por isso desistem de tentar realizar seus objetivos e encalçar seus sonhos. Essas pessoas escolhem abrir mão de sua visão de vida temendo enfrentar as adversidades. Temem serem traídas novamente. Temem ficar desempregadas. Temem a ruptura, a mudança, o novo, o imprevisível.

Porém, as adversidades, os erros, as traições, as perseguições, a vergonha também fortalecem e deixam as pessoas mais preparadas para suas próximas tentativas.

Os objetivos pessoais e a visão de vida que uma pessoa nutre em sua alma sempre terão de ser maiores que as adversidades que ela enfrenta. Nada pode desviar uma pessoa determinada do caminho que acredita levá-la à realização de suas aspirações. Por isso ela precisa vencer o seu medo ou pelo menos colocá-lo na justa medida.

As pessoas bem sucedidas são aquelas que rompem com suas experiências negativas do passado, superam seus medos e partem determinadas a alcançarem seus sonhos. Elas buscam os elementos que podem regenerar suas forças e nutrir sua fé, dando-lhes força de vontade e coragem suficiente para tentarem não mais uma vez, mas até conseguirem o que querem.

Quem decide romper com o medo que eventualmente lhe paralisa sente instantaneamente uma força latente aflorar em forma de esperança, alegria e vontade de conquistar ainda mais coisas.

Humanamente falando, nada nem ninguém, seja o que for, seja quem for, pode impedir a realização de um sonho a não ser o próprio medo fora da justa medida!

Só a pessoa ousada, destemida, pode amar sem temer ser traída; ser generosa sem temer ser roubada; dizer não sem temer ser rejeitada; impor limites sem temer ser limitada; arriscar fazer as coisas sem temer ser mal sucedida; declarar sua opinião sem temer ser indesejada; confrontar chefes ou colegas de trabalho sem temer perder o cargo ou até mesmo o emprego; viver as adversidades sem temer a morte.

A despeito de minha profissão de fé, eu costumo afirmar que Deus é a minha força, a minha luz e o meu consolo. A quem temerei a não ser aquEle que pode me privar da vida eterna e dos bens espirituais que estão bem acima das coisas materiais ou sentimentais?

Porque andar ansioso, preocupado apenas em ser bom pai, bom profissional, bom cidadão, com medo de não ser amado, aceito ou com medo de não ter onde trabalhar, o que comer ou o que vestir quando se pode romper com esses medos primários e buscar, além dessas coisas, também aquelas que realmente correspondem às mais nobres aspirações existenciais do ser humano?

Quão inconveniente é o medo que fora de suas medidas paralisa, trava, freia e impede as pessoas prosseguir crescendo na vida sem deixar de preservar a própria existência!

Prof. Chafic Jbeili

Consultor vivencial, Psicanalista, Psicopedagogo e Escritor.

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Formação continuada e qualificação profissional
e-mail: chafic.jbeili@gmail.com

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Ganhadores da Camiseta UnicEAD

Devido ao grande volume de participantes, somente agora pudemos ter elegido as 10 frases ganhadoras da promoção Camiseta UnicEAD.

A todos que participaram da promoção nosso muito obrigado!

Aos dez ganhadores, nosso carinho e apreço pela sua participação e entraremos em contato por e-mail para solicitar o endereço de entrega da camiseta!

Confira a lista dos ganhadores no site www.unicead.com.br, opção "Promoção" do menu à esquerda!



Atenciosamente,

Prof.Chafic

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